Audiência pública debate versão preliminar da PolÃtica Municipal da Primeira Infância
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, nesta terça-feira, 2, uma audiência pública para apresentar e discutir a proposta de criação da PolÃtica Municipal Integrada da Primeira Infância (PMIPI). O documento, elaborado de forma inédita em Porto Alegre, estabelece diretrizes para que ações voltadas à proteção e ao desenvolvimento das crianças de zero a seis anos sejam planejadas e executadas de maneira articulada, especialmente nas áreas da saúde e da educação.
"Investir na primeira infância é investir no futuro da cidade. Estamos construindo uma polÃtica integrada, baseada em evidências e no trabalho conjunto de várias áreas, para garantir cuidado, educação e proteção desde os primeiros anos de vida. Porto Alegre avança quando coloca as crianças no centro das prioridades", destacou a vice-prefeita, Betina Worm.
Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, a apresentação pública da proposta marca um avanço importante na agenda do MunicÃpio. "Este é um passo fundamental para qualificarmos a forma como o poder público olha e atua pela primeira infância. Ao integrar diferentes áreas e organizar uma polÃtica que será permanente, damos mais segurança, continuidade e eficiência à s ações voltadas à s nossas crianças", afirmou.
Contribuições - Os participantes tiveram acesso a um formulário para contribuições à PMIPI. Quem não pôde comparecer ao evento, pode acessar o documento e enviar sugestões até esta sexta-feira, 5, por este link.
PolÃtica Municipal - A proposta estabelece a estrutura para coordenação integrada das polÃticas públicas destinadas à s crianças de zero a seis anos em Porto Alegre, garantindo a promoção, proteção e efetivação de seus direitos.
O documento define princÃpios, objetivos e eixos estruturantes da polÃtica e prevê a elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância, que será construÃdo de forma participativa pelo Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância, órgão permanente, coordenado pela Smed e composto por representantes de diferentes secretarias municipais, conselhos e entidades da sociedade civil.
Bianca Dilly