Atividades interativas marcam início das aulas em escola da zona Sul

01/08/2022 15:33

Os alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil retornaram às aulas nesta segunda-feira, 1o, depois do recesso de 14 dias. Para marcar esta data, os 94 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vila Nova, na Zona Sul, encontraram a escola organizada com diferentes atividades pedagógicas interativas espalhadas pelo local, além de um palco onde foram realizadas apresentações artísticas.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Michele Bartzen, que acompanhou o primeiro dia de aula na Emei Vila Nova, as escolas têm as suas potencialidades e abordam diferentes estratégias pedagógicas com o foco no aluno. “A escola se organizou com espaços multi-interativos para o desenvolvimento das habilidades e da autonomia. Todo esse cuidado foi pensado para acolher e motivar os alunos para um retorno mais produtivo.” 

A diretora Luciane Andriotti afirmou que esse trabalho é resultado da roda de conversa com os alunos, realizada antes do recesso. “Planejamos o ambiente de acordo com as atividades que os alunos mais gostam, como música, leitura e pintura. Isso tudo é resultado dos nossos momentos de escuta”, explicou.  

O ano letivo, que começou em 21 de fevereiro, para os 47 mil alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, segue até o dia 23 de dezembro – incluindo oito sábados. Ensino Fundamental e Médio terão organizações de dias letivos diferentes da Educação Infantil, Especial, EJA e do Curso Normal, mas todos manterão a carga horária de 200 dias.

Segurança - todas as escolas próprias já contam com o serviço de portaria. Dentre as atribuições dos porteiros, está o controle da entrada e saída de estudantes e da comunidade escolar. Com a contratação, professores e funcionários que, antes, ficavam responsáveis pelo portão, podem retornar às suas atividades normais.

Paula Maia

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes