Alunos da rede municipal retornam às aulas nesta segunda-feira

01/08/2022 08:32

As aulas das escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil serão retomadas nesta segunda-feira, 1º, após o recesso que começou no dia 18 de julho. O ano letivo começou para os mais de 47 mil alunos em 21 de fevereiro e terminará em 23 de dezembro – incluindo oito sábados. Ensino Fundamental e Médio terão organizações de dias letivos diferentes da Educação Infantil, Especial, EJA e do Curso Normal, mas todos manterão a carga horária de 200 dias.

Recomposição de aprendizagens: Neste segundo semestre, as escolas de Ensino Fundamental estarão engajadas no programa de Recomposição de Aprendizagem. A proposta prevê a reorganização do currículo com prioridade às habilidades e competências essenciais para cada ano do Ensino Fundamental.

Nesse sentido, ações e estratégias serão implementadas favorecendo o processo de construção de conhecimento dos estudantes. Com isso, estão sendo  desenvolvidos, além de um currículo diferenciado, metodologias inovadoras, arranjos didáticos diferenciados, capacitação dos professores e das equipes pedagógicas. Essas ações têm o intuito de recompor as aprendizagens que foram defasadas em decorrência da pandemia de Covid-19.

Educação financeira: Para a Secretaria Municipal de Educação (Smed), uma temática de grande importância é a Educação Financeira e o Empreendedorismo. Para qualificar ainda mais as ações pedagógicas nesses temas, todos os alunos do Ensino Fundamental, desde os primeiros anos, estão recebendo livros que abordam esses conteúdos e os professores receberão uma qualificação específica. 

Cartão TRI Escolar: Os estudantes que possuem o Cartão TRI e já fizeram o cadastro na entidade estudantil precisam fazer a atualização para que os créditos com os novos percentuais de desconto, previstos na Lei Municipal 12.944/21, possam ser carregados no cartão e utilizados nos ônibus.

Para facilitar o atendimento, foi montado um calendário conforme o mês de nascimento do estudante (confira o calendário nesse link).  Nos dias pré-estabelecidos, os beneficiados devem comparecer a um dos locais levando o cartão escolar TRI.
Locais: Sede da Secretaria Municipal de Educação - Andradas, 686, ou posto de Atendimento no Terminal Triângulo.

Paula Maia

Lissandra Mendonça