Alunos da rede municipal aprendem a cuidar da cidade em espetáculo no Araújo Vianna

10/10/2022 16:00
Pedro Piegas / PMPA
Educação
No total, 3,3 mil estudantes assistiram ao show Maurício e os Imaginários

Um espetáculo infantil cheio de música, histórias, vídeos em 3D e ensinamentos. O show Maurício e os Imaginários lotou o auditório Araújo Viana com alunos da rede municipal de ensino na segunda-feira, 10. O evento fez parte das comemorações dos 250 de Porto Alegre e também da Semana da Criança. Foram duas sessões, com um total de 3,3 mil estudantes.

Com a ajuda de personagens animados em um telão, criados especialmente para o espetáculo, o criador e idealizador, Maurício Rech, falou sobre assuntos sérios, mas de forma leve, divertida e didática: o respeito com os outros, os cuidados com a saúde e a higiene pessoal, a preservação do meio ambiente, a importância de estudar e brincar, o convívio com a família, os amigos, os colegas e os professores.

As canções e os vídeos também mostraram diferentes locais de Porto Alegre, como a Praça da Matriz, a Orla do Guaíba, o Parque da Redenção e o prédio curvado do Centro Administrativo, que virou uma enorme pista de skate imaginária.

Maurício também falou sobre a correta separação dos resíduos secos e orgânicos. Em seguida, teve rock para ensinar a não desperdiçar água. E assim foi o repertório: músicas e personagens diferentes para cada aprendizado. Teve até a participação especial do cantor gaúcho Rafael Malenotti, que trouxe uma canção sobre a alegria do futebol e do espírito esportivo.

"Foi muito oportuno incluir o espetáculo na agenda dos 250 anos da nossa cidade. A atração propicia, desde cedo, a aproximação dos nossos alunos com diferentes expressões culturais, promovendo o desenvolvimento de competências para melhorar a educação das crianças, dentro e fora da sala de aula”, explicou a secretária Municipal de Educação, Sônia Rosa.

"É um espetáculo diferente, que envolve música, tecnologia, literatura e muitos personagens. Para mim, é a realização de um sonho poder fazer um show tão grande para um público tão especial”, salientou Rech.

As crianças fizeram muita festa no Araújo Vianna. "Quando a gente vai na praia ou no parque, não pode jogar o lixo no chão. A gente tem que procurar uma lixeira. E jogar futebol com todos os amigos e todos os professores, porque também são a nossa família", disse Isabelly Lopes, de 6 anos, da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo. No encerramento, todos os alunos receberam um livro chamado "Uma Aventura em Porto Alegre", escrito por Maurício Rech e sua esposa, Carolina Rech.

Vanessa Felippe

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes