Adote um Escritor comemora 20 anos com roda de conversa na Feira do Livro

04/11/2022 11:40
Cristiano Vieira/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Projeto que une alunos, professores e escritores celebra 20 anos de ações nas escolas

O estande da prefeitura na Feira do Livro foi palco para o Programa Adote um Escritor, que celebra 20 anos de atividades em 2022. Na sexta-feira, 4, alunos e professores participaram de uma roda de conversa e também montaram uma exposição com ações desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental José Mariano Beck e Afonso Guerreiro Lima.

“O projeto é desenhado para todas as escolas da rede municipal. Temos desde educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais, ensino médio e EJA”, explica Cristiane Prange, responsável pelo Adote um Escritor. “São mais de 20 anos promovendo a escrita, a leitura, e sabemos como isso é transformador para a educação”, completa Cristiane.

O público que participa é bem variado, desde crianças a adolescentes e adultos. O programa consiste na “adoção” de escritores e ilustradores para o desenvolvimento de ações de fomento à leitura nas escolas próprias da rede municipal de ensino. A gestão é da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

As instituições recebem uma verba para aquisição de obras do autor adotado e de outros escritores, a fim de qualificar e ampliar o repertório cultural dos estudantes e o acervo das bibliotecas escolares. O ponto alto do projeto ocorre com a visita do autor à escola que o adotou, para intervenções de mediação de leitura e de atividades pedagógicas de suas obras.

Na Feira, as escritoras Cláudia Sepé e Tânia Natel participaram da roda de conversa, reproduzindo um pouco do que ocorre nas escolas, com os alunos interagindo e buscando aprender mais sobre literatura e as formas de escrever. Cláudia, além de escritora, é professora aposentada da rede municipal de ensino, na qual  trabalhou por 31 anos. “Fui alfabetizada e depois lecionei na rede municipal, então é uma vida inteira dedicada ao ensino. A escrita veio depois, mas a escola transformou a minha vida com certeza”, disse Cláudia.

Narrativas escolares – Além do Adote um Escritor, também ocorreu a apresentação do livro Narrativas escolas: da teoria ao fazer pedagógico significativo. Trata-se de uma obra redigida por professores que tem como origem seminários de literatura realizados na Emef Jean Piaget. No volume, estão artigos e contos sobre diferenças, inclusão e outros assuntos discutidos com os estudantes.

Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.

Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço. Veja o calendário completo aqui.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Leia mais:

Descontos em balaios atraem compradores na Feira do Livro

Dmae lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro

Cidade educadora é tema de mesa-redonda na 68° Feira do Livro de Porto Alegre

Grande presença do público é destaque neste início de Feira do Livro

DMLU faz abordagens de conscientização ambiental na Feira do Livro

Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro

Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro

LGBTQIA+ é tema de bate-papo na Feira do Livro

 

Cristiano Vieira

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes