Restaurantes populares servem mais de 100 mil refeições no 1º semestre

06/08/2023 07:41
Giulian Serafim / PMPA
Desenvolvimento social
Espaços oferecerem refeições gratuitas às pessoas em situação de rua

Nos primeiros cinco meses deste ano, os restaurantes populares de Porto Alegre serviram 107.051 refeições. No total, a média é de 21,4 mil refeições por mês, o que representa um aumento de 20% na comparação com os números de 2022, que chegaram a 17,6 mil refeições/mês. “A adesão da população ao serviço foi excepcional, alcançando praticamente 100% da meta de refeições servidas, o que indica o êxito do projeto, importante serviço voltado à garantia de segurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade social de Porto Alegre”, afirma a diretora de Direitos Sociais Básicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Márcia Moreira.

Os espaços oferecerem refeições gratuitas às pessoas em situação de rua, além de idosos e famílias em alta vulnerabilidade social. Para acessar o serviço basta ter o Cadastro Único. Os locais contam com acompanhamento nutricional, cardápio balanceado e variado. “Os restaurantes estão localizados em pontos estratégicos para atender o público-alvo, o que promove, também, a oportunidade de ingresso dos frequentadores em outras políticas públicas que permeiam a rede de assistência social”, pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt.

No balanço do primeiro semestre foram considerados os cinco restaurantes nos bairros Centro, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, já que a partir do fim de julho a Capital passou a contar com o restaurante do Arquipélago. Com o acréscimo do sexto restaurante, são oferecidas 1.000 refeições por dia, de segunda a sexta-feira, das quais 400 no Restaurante do Centro e 100 em cada uma das demais unidades, exceto no Arquipelágo, onde das 200 refeições diárias, 50 são oferecidas no restaurante e as outras 150, distribuídas em três pontos das ilhas do Pavão, Marinheiros e Flores. O único que abre nos fins de semana é a unidade do Centro, onde são servidas 200 refeições aos sábados e domingos.

O investimento do governo municipal é de quase R$ 4 milhões ao ano. Todas as unidades são geridas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) mediante parcerias regidas pela Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014.

Números de refeições por restaurante no 1º semestre de 2023

Centro – 59.984
Cruzeiro – 10.871
Lomba do Pinheiro – 11.620
Restinga – 12.106
Rubem Berta – 12.470

Serviço

Endereços Restaurantes Populares:

Centro: rua Garibaldi, 461- de segunda a domingo

Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 - de segunda a sexta

Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 - de segunda a sexta

Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 - de segunda a sexta

Rubem Berta: rua Caetano Fulginiti, 95 - de segunda a sexta

Arquipélago: Ilha da Pintada - Rua Oscar Shmitt, 67 – segunda a sexta

Ponto de entrega de marmitas:

• Ilha das Flores: Creche Anjo das Flores

• Ilha dos Marinheiros: Santuário

• Ilha do Pavão: Rua A, 45

  

Leandro Olegário

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes