Primeiro dia da Semana Municipal da Consciência Negra é marcado por manifestações culturais

17/11/2022 10:07

  

Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Gastronomia, cultura e empreendedorismo preto no Largo Zumbi dos Palmares

As cores do artesanato e cheiro de acarajé chamam a atenção de quem passa no Largo Zumbi dos Palmares. A feira da Semana Municipal da Consciência Negra começou nessa quarta-feira, 16, e até o dia 20 celebra as raízes, a cultura e a produção preta de Porto Alegre.

Na Feira do Afroempreendedor, produtos como bonecas de pano, velas, bijuterias e roupas se destacam. Também tem um espaço de serviços, onde é possível fazer tranças e penteados específicos para os cabelos afro. O espaço ainda conta com um recanto infantil, onde turmas da Educação Infantil da rede pública de ensino participam de contação de histórias, atividades pedagógicas e brincam em brinquedos infláveis e pula-pula. O local ainda conta com brinquedos adaptados para crianças com deficiência.

Para a coordenadora de Direitos de Promoção de Igualdade Racial, Adriana Santos, essa é uma oportunidade para desconstruir hábitos e falas racistas. “Aqui vemos a potência da criatividade negra em diversas áreas, junto com os diálogos e as trocas com adultos e crianças. Quanto mais falamos sobre a negritude, tiramos o espaço do preconceito”, afirma Adriana.

Na praça de alimentação, uma diversidade de lanches doces e salgados atrai quem visita a feira e acompanha os shows da noite. No primeiro dia, quatro atrações movimentaram o palco da feira: Renato Bê-a-bá, tocador de tambores; Dudu Franco, rapper; Glau Barros e banda, sambista; e Alex Samba e banda com uma roda de samba. Confira abaixo a programação cultural dos próximos dias, sempre das 18h às 21h30.

Quinta-feira, 17/11

- Mito África Eduardo Branca

- Gângster

- Pagode do Cece

- Escola de Samba Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro

Sexta-feira, 18/11

- Grupo Swinga Brasil

- Negra Jaque

- Mano Délcio DJ

- Escola de Samba Estado Maior da Restinga

Sábado, 19/11

- Samba do Irajá

- Brazil Estrangeiro

- Gil Collares

- Escola de Samba União da Tinga

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes