Prefeitura leva serviços de saúde e assistência social à Parada Livre

12/06/2022 17:27

  

Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Equipe da Saúde vacinou contra a gripe e deu orientações aos participantes do evento

O Dia Internacional do Orgulho Gay, comemorado em 28 de junho, é tema de diversas atividades que serão realizadas durante o mês com o apoio da prefeitura. O primeiro foi a Parada Livre, que abriu o mês de conscientização sobre a causa LGBTQIA+ neste domingo, 12, no Parque Farroupilha (Redenção). Além da programação cultural, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde participaram com orientações e prestação de serviços.

Das 9h às 15h, a unidade móvel das SMS esteve próxima do Monumento ao Expedicionário com vacinação contra a gripe para pessoas a partir de seis meses de idade. Em estande próximo ao espelho d’água e do palco, houve orientações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos interno e externo, gel lubrificante e autotestes para HIV. Também foi divulgado o acesso ao Ambulatório Trans, que oferece atendimento no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, e na Clínica da Família Álvaro Difini, na Restinga.

A ação teve participação do projeto A Hora é Agora, como objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico e adesão ao tratamento da infecção pelo HIV de populações-chave: gays, homens que fazem sexo com homens e pessoas transexuais.

O trabalho foi realizado por equipes da Atenção Primária em Saúde e da Coordenação de Atenção à Tuberculose, IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais da SMS. A iniciativa contou com parceria das organizações da sociedade civil Igualdade, NEP, Gapa, Somos e Fonte Colombo.

Atividades do mês -  Na semana Dia do Orgulho Gay, 26 a 30 de junho, uma ação de conscientização pretende mobilizar o cruzamento das ruas República e Lima e Silva – as cores do arco-irís serão pintadas no meio-fio para dar mais visibilidade à causa LGBTQI+. A Coordenação de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero da SMDS vai levar para o Centro Histórico, na Esquina Democrática, um dia de atendimentos específicos para gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans e quem mais se sentir acolhido. Diferentes parceiros irão apresentar os direitos da comunidade, esclarecer as políticas já realizadas em Porto Alegre e oferecer serviços como a realização de exames.

Segundo a coordenadora dos Direitos de Diversidade Sexual e Gênero, Camila Rodrigues, essas atividades expõem não só os desafios enfrentados pela comunidade, como também mostram que as pessoas LGBTQIA+ são atendidas pela prefeitura o ano inteiro. “Esses eventos não são isolados, eles representam o nosso trabalho diário. É a marca de tudo o que fazemos para que uma pessoa, homossexual ou trans, não se sinta mais envergonhada, inconveniente ou ameaçada”, afirma Camila.

Para finalizar o mês do Orgulho LGBTQIA+, a Parada de Luta dá início às suas mobilizações no dia 26 com uma transmissão ao vivo nas redes sociais. No dia 3 de julho, às 15h30, a programação será realizada na Orla do Gasômetro, com a parada saindo da Redenção e finalizando no palco montado na Edvaldo Pereira Paiva.

Ambas as paradas são organizadas por coletivos da comunidade LGBTQIA+. A Prefeitura de Porto Alegre apoia os encontros com o financiamento da infraestrutura de palco, banheiros químicos, limpeza e apoio da EPTC no trânsito.

Censo – Uma pesquisa publicada em maio de 2022 pelo IBGE mostra que ao menos 2,9 milhões de brasileiros maiores de 18 anos se declaram homo ou bissexuais. O número equivale a 1,8% da população adulta do país. Entre as capitais, Porto Alegre registrou a maior quantidade de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais, com 5,1%.

Eduarda Alcaraz e Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes