Pré-conferência sobre migrações atende público da região central neste sábado

14/10/2022 14:55

 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ação prevê atender diversas demandas, como saúde, emprego, renda e acesso a serviços

Neste sábado, 15, a Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promove a quarta pré-conferência livre sobre migração. Das 9h às 17h, os migrantes poderão responder a um cadastro e formulários sobre demandas e necessidades.

As respostas serão usadas para mapear o perfil do migrante de Porto Alegre e desenvolver políticas públicas assertivas. O evento será no Cibai Migrações, na paróquia Pompéia (Barros Cassal, 220 - Floresta), na região central, e integra a programação de encontros que antecede a Conferência Municipal de Migrações, no dia 12 de novembro.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com os mediadores interculturais para prestar os encaminhamentos na área e dar início à atualização do Cartão SUS das famílias.

O Sine Municipal participa com o serviço de intermediação de mão de obra e encaminhamento para entrevista de emprego. Os Centros de Referência em Direitos Humanos e em Atendimento à Mulher Márcia Calixto estarão presentes com orientações.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) das Nações Unidas fará o agendamento para regularização migratória e cadastramento no programa Oportunidades. Os migrantes empreendedores também poderão expor seus trabalhos. Neste dia, a equipe do Cibai Migrações pede doações de alimentos não perecíveis.

Programação das pré-conferências:

22/10 – Pré-conferência extraordinária

29/10 – Quinta pré-conferência

12/11 – Conferência Municipal de Migrações

Eduarda Alcaraz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes