Parada Livre celebra diversidade sexual e de gênero na Capital

10/12/2023 19:03

Neste domingo, 10, milhares de pessoas se reuniram na Redenção para celebrar a diversidade. O parque foi palco da 26ª Parada Livre, um evento voltado à conscientização dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.

As atividades tiveram início ao meio-dia, com discursos de representantes das entidades organizadoras. Ao longo da tarde, apresentações musicais e artísticas animaram o palco próximo ao espelho d'água. Às 16h, uma marcha com trios elétricos percorreu as ruas e avenidas ao redor do parque.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) foi uma das responsáveis pela organização do evento, contando com a presença do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), que ofereceu orientação sobre situações de preconceito e discriminação. O serviço telefônico do CRDH, disponível 24 horas por dia, foi divulgado para atender qualquer cidadão submetido a tratamento degradante ou desumano.

A coordenadora dos Direitos de Diversidade Sexual e de Gênero da SMDS, Maria Odete Bento, destacou o apoio à realização do evento. "Pprefeitura, Governo do Estado e a sociedade civil conseguiram, juntos, entregar um evento deste tamanho para Porto Alegre. Isso mostra, além de união, a ampliação democrática em torno das nossas lutas, que são igualitárias para toda a comunidade LGBTQIAPN+.”

A Secretaria Municipal de Saúde também participou, com um gazebo dedicado à orientação sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e gel lubrificante, autotestes de HIV, material informativo e aconselhamento sobre tuberculose. A iniciativa é uma parceria da Coordenação de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose (Caist) da Direção de Atenção Primária, programa A Hora é Agora e Aids Healthcare Foundation (AHF).

A 26ª Parada Livre encerrou-se com a apresentação de DJs após o retorno do público ao parque.

 

Francieli Keller

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes