LGBTQIA+ é tema de bate-papo na Feira do Livro

02/11/2022 09:17
Eduarda Alcaraz / SMDS / PMPA
LGBTQIA+ é tema de bate papo na Feira do Livro
Escritores conversaram com o público no estande da prefeitura

Rodas de conversa mobilizaram o estande da prefeitura na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre nessa terça-feira. A Diretoria de Direitos Humanos e Outras Identitárias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promoveu um dia de orientações sobre o funcionamento dos Centros de Referências em Atendimento a Mulher (CRAM) Márcia Calixto e Direitos Humanos (CRDH) e concluiu a participação com a presença de três escritores LGBTQIA+.

Para a coordenadora de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero da SMDS, Camila Rodrigues, esses encontros reforçam a ideia de que as pessoas da comunidade têm muito a contribuir, tanto na cultura como na educação. "É uma oportunidade para tirar a visão de que a população LGBTQIA+ só quer festa ou é libidinosa. Nós temos escritores maravilhosos, acadêmicos, pessoas dedicadas à educação, mas são poucos os momentos que vemos essa característica", afirmou Camila. 

A filósofa Atena Beauvoir, autora de seis livros, declamou poesia, falou sobre a sua transição e o seu primeiro livro espírita "Mão Amiga". "Antes, eu era livre no mundo e presa em mim. Hoje sou liberta em mim e presa no mundo. Quando fiz a transição, uma das bases do meu coração eram as bases espíritas. Alma amiga é dedicado a quem sofre e a mais ninguém", destacou Atena.

Psicologia - Os psicólogos Jean Ícaro e Gaio Fontella apresentaram as suas obras e mostraram como a mesma pauta pode ser abordada de formas distintas. Jean usou sua experiência no doutorado para escrever "Cura Gay - não há cura para o que não é doença", com relatos da abordagem clínica de pessoas gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. "Percebi que o conceito de 'cura' se aplica apenas para que um indivíduo se sinta confortável na sua comunidade, mas sem condenar o preconceito sofrido por ele", contou Jean.

Já Gaio é autor do romance histórico "O Muro do Mosteiro e Além", com origem na Idade Média. "Os personagens que viveram na quinta cruzada reencarnam em Porto Alegre, onde resgatam uma paixão e enfrentam as dores e amores desta relação", relatou.

Compartilhar suas experiências pela da poesia foi a maneira que a jornalista Bárbara Ramos encontrou para compreender sua relação com o mundo. Ela compartilhou seus textos, contou como foi se identificar como mulher negra bissexual e quais são os seus sonhos para o futuro. 

Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.

Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço. Veja o calendário completo aqui.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Leia mais:

Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro

Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro

 

Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes