Largo Glênio Peres terá ação pelo Dia Mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa

15/06/2022 09:00

O dia 15 de junho é reconhecido como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promove, com diversos parcerias, um evento de orientação sobre o tema e prestação de serviços. Será nesta quarta-feira, 15, das 10h às 15h, no Largo Glênio Peres.

Organizada pela Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa da SMDS, a ação vai reunir em um só lugar instituições de proteção ao idoso, serviços de saúde e serviços jurídicos, além de apresentações artístico-culturais. Será possível, por exemplo, fazer a aferição de pressão e se vacinar contra a gripe. Também haverá orientações sobre como reagir em casos de roubo, furto e agressão física ou psicológica e se informar sobre uma das principais denúncias prestadas por idosos: golpes financeiros. A programação inclui também apresentações culturais como o programa Maturidade Ativa do Sesc com aulões gratuitos de dança.

Atualmente há 11.398 processos em andamento no Estado envolvendo idosos. A maioria deles se concentra em Porto Alegre, com 441 ações, seguida por Gravataí, com 363, e Rio Grande, onde tramitam 332 processos. Roubos, furtos, cárcere privado, lesões leves e golpes estão na lista dos delitos que mais levaram à abertura dessas ações.

Também participam do evento a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Procon, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Delegacia do Idoso (DPPI), Comitê Interinstitucional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa, Defensoria Pública Do Estado (DPE), Ministério Público (MP), Tribunal de Justiça (TJRS), Defensoria Pública Federal (DPF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ordem Dos Advogados Do Brasil (OAB-RS), Conselho Municipal Do Idoso (COMUI), Sesc, Senac, Cruz Vermelha Brasileira e Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil