Formação em Hortas Urbanas incentiva segurança alimentar e gestão comunitária

25/05/2022 08:57
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Objetivo é incentivar o aumento das ações de agricultura urbana em Porto Alegre

A formação em Hortas Urbanas, que ensina o passo a passo para desenvolver um espaço verde em comunidade teve inicio nessa terça-feira, 24. A primeira das duas etapas do curso foi realizada no Centro Demonstrativo Agrícola (rua Bérico Bernardes Galego, 2.939), a segunda será na Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro na próxima terça-feira, 31. O projeto é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Unidade de Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Emater e a Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro.

Destinado a instituições e pessoas responsáveis por formar ou dar continuidade a hortas comunitárias, o curso totaliza uma carga horária de oito horas. Segundo a coordenadora da Unidade de Segurança Alimentar, Carolina Breda, a intenção é incentivar o aumento das ações de agricultura urbana em Porto Alegre. “Vamos abordar desde a parte prática da manutenção agroecológica como a relação entre hortas urbanas e a assistência social, o convívio em comunidade, a educação ambiental, a segurança alimentar e a prevenção em saúde", salienta Carolina.

O projeto surgiu a partir de encontro do prefeito com  as lideranças das hortas comunitárias realizado em 2021. Na reunião ficou definido que a prefeitura  é parceira para ampliar os projetos que envolvem a criação e o manejo de hortas comunitárias e verticais pela cidade.

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil