Empossados os novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro

16/08/2021 13:47

  

Giulian Serafim / PMPA
Desenvolvimento social
Órgão tem entre suas funções a luta pela eliminação do preconceito, da discriminação racial e do racismo

No final da manhã desta segunda-feira, 16,  o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, representando o prefeito Sebastião Melo, deu posse aos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro, eleitos em março de 2021. A cerimônia foi realizada no salão da Associação Satélite Prontidão, no bairro Rubem Berta, com limite de presenças de acordo com os protocolos de prevenção à Covid-19. Tomaram posse 13 titulares e suplentes, representantes da sociedade civil, e 12 titulares e suplentes, representantes governamentais. Ao final do encontro, foi prestada uma homenagem ao presidente do CNegro, Giovanni Talavera, falecido no inicio de 2021 por complicações da Covid.

“Nos comprometemos a dar total apoio e ouvir ao máximo esses conselheiros. Vemos aqui hoje representado um imenso capital histórico e social da cidade. Devemos investir na integração, evitar guetos que só tendem a reproduzir o preconceito e a exclusão”,  disse o secretário Léo Voigt, que ressaltou a importância dos gestores responsáveis por desenvolver políticas públicas saberem ouvir os representantes da cidade.  “Quanto mais a cidade investe nos seus ativos, melhor ela fica”, concluiu.

O secretário adjunto da Cultura e vice-presidente do CNegro, Clóvis André Silva da Silva, falou em nome do Conselho. “Essa posse representa poder reestruturar a política pública para o Povo Negro em Porto Alegre. Temos compromisso permanente com a luta anti- racista, mas para avançarmos precisamos da participação e compromisso dos integrantes desse colegiado”, destacou.

A coordenadora de Direitos e Políticas de Igualdade Racial da SMDS, Adriana Santos, citou as ações pensadas para a integração com o conselho daqui para a frente. “Nosso compromisso é reativar esse conselho de forma atuante, reestruturar suas ações. Teremos uma dedicação especial a este trabalho”, observou.

CNegro - O Conselho dos Direitos do  Povo Negro foi criado pela Lei Municipal complementar 655 de 6 de dezembro de 2010. O CNegro é órgão público normativo, deliberativo e fiscalizador, tendo como objetivos desenvolver estudos e propor medidas e ações voltadas para o povo negro, de forma a buscar a eliminação do preconceito, da discriminação racial e do racismo na estrutura da sociedade. Seu regimento interno foi aprovado e oficializado pelo Decreto 17.110/2011.

Confira a nominata do Conselho dos Direitos do Povo Negro

Maria Emilia Portella

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes