Embaixada do Haiti promove mutirão para renovação de documentos

24/11/2022 09:09

Até sábado, 26, representantes da Embaixada do Haiti estarão em Porto Alegre para emissão e renovação de passaporte, carteira de identidade e entrega das identidades para migrantes haitianos. O mutirão é realizado na Escola de Humanidades da PUC-RS, no prédio 9. Os atendimentos são realizados com horário previamente marcado e não é aberto ao público.

A Comissão Consular conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e do Gabinete de Relações Internacionais, do Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas (COMIRAT-POA) e do Núcleo de Estudos em Culturas Afro-Brasileira e Indígenas (NEABI-PUCRS).

Para o coordenador da Unidade de Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos da SMDS, Mario Fuentes Barba, esse é um movimento importante para fortalecer o vínculo entre os países. “Estreitar as relações com o Haiti e os migrantes que vivem aqui nos permite desenvolver ações e políticas mais assertivas para todos”, afirma Barba.

O coordenador da Escola de Humanidades da PUC-RS, Francisco Arseli Kern, está acompanhando as atividades. “Acolhemos os irmãos haitianos para o trabalho de recadastramento para garantir o acesso aos direitos fundamentais dos cidadãos”, disse Kern.

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes