Eleição do Conselho Tutelar nas Ilhas será em 26 de novembro

17/10/2023 16:09
Júlio Ferreira / PMPA
Desenvolvimento Social
Votação foi adiada por causa das cheias do lago Guaíba

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou a data de 26 de novembro para a eleição de conselheiros tutelares na Microrregião 1. A votação estava marcada para ocorrer em toda a Capital no dia 1º de outubro, mas foi adiada na microrregião que compreende as Ilhas em decorrência das cheias do Guaíba.

A oficialização da data foi feita em resolução publicada no Diário Oficial de Porto Alegre nesta terça-feira, 17. O documento ainda informa que os locais de votação previamente divulgados estão mantidos, bem como os servidores municipais escalados para atuarem como mesários e presidentes de mesa. A votação estará aberta a partir das 8h30 com previsão de encerramento às 17h. O limite para os candidatos realizarem campanha ficou definido para as 23h59 do dia 25 de novembro.

A nova data para as eleições havia sido acordada no início de outubro em um encontro de presidentes de conselhos de defesa da criança e do adolescente dos municípios atingidos por enchentes com representantes da Promotoria da Infância e da Juventude do MP/RS, da Secretaria Nacional da Criança e da Juventude, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica-RS) e do TRE/RS.

O presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Porto Alegre, Paulo Meira, explica que a realização do pleito na microrregião 1 em uma data posterior à das outras não interfere no processo eleitoral: “Estamos trabalhando em conjunto com os órgãos reguladores para garantir a lisura do pleito e possibilitamos, com o adiamento, que a população desta microrregião exerça seu direito democrático ao voto”.

No dia 1º de outubro ocorreram as votações para as outras nove microrregiões do Conselho Tutelar na Capital. Mais de 43 mil eleitores compareceram às urnas.

  

Arthur Mezacasa (estagiário) / Supervisão: Francieli Keller

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes