Dia de integração cultural e esportiva mobiliza comunidades indígenas

12/11/2022 06:30

  

Cesar Lopes / PMPA
Desenvolvimento Social
Atividades fortalecem o espirito de comunidade entre as comunidades gaúchas

Neste sábado, 12, na aldeia Kaingang Fág Nhin (Estrada João de Oliveira Remião, 9105, Parada 25 - Lomba do Pinheiro), quinze comunidades indígenas do estado estarão reunidas para um dia de integração e atividades físicas. Os Jogos Culturais Indígenas, promovidos pelos grupos com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Esporte, Lazer e Juventude e da Fundação Panamericana para o Desenvolvimento Humano, estimulam a prática de esportes, fortalecem o espírito coletivo e promovem saúde física e mental dos participantes.

Com início às 8h30, os jogos serão realizados entre as etnias Kaingang, Mbyá-Guarani, Charrua e Warao (indígenas venezuelanos que moram em Porto Alegre). Entre as atividades, estão programados tiro ao alvo com lança, arco e flecha, diferentes modalidades de corridas e futebol. Também haverá apresentações culturais e a escolha da Bela Estudante Indígena.

Segundo o coordenador da Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mario Fuentes Barba, os jogos resgatam as memórias ancestrais e tradições culturais indígenas. “Estamos contribuindo com um momento de encontro e integração local e sóciocultural das diferentes comunidades indígenas do Rio Grande do Sul, incluindo os venezuelanos da etnia Warao que participam com uma apresentação de canto e baile”, explica Barba.

Conforme o técnico da área na Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Dornelles, a prática desportiva é parte do modo de vida dos povos indígenas e, junto a outras manifestações culturais, faz parte da busca pelo bem-viver. “Os jogos indígenas cumprem a função de estimular o autocuidado, fortalecer o vínculo comunitário e são uma forma importante de reafirmação da cultura, das práticas desportivas tradicionais e do pertencimento étnico”, explica. Além disso, a prática desportiva reduz inúmeros agravos à saúde, entre os quais hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, evitando o estresse físico e psíquico comum nas aldeias situadas no contexto urbano.

 

Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes