Conferência da igualdade racial começa nesta sexta-feira

18/03/2022 08:43

A 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) ocorre nesta sexta-feira, 18, e sábado, 19, em Porto Alegre. Na sexta, a programação se inicia às 18h30 e no sábado, às 8h45. Convocado pelo decreto 21.415/2022, o encontro terá formato híbrido e é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro (CNegro) e pela coordenadoria de Promoção dos Direitos da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O link de acesso será encaminhado diretamente aos inscritos.

A comissão organizadora se reunirá na sede da Associação Satélite Prontidão, clube social negro centenário localizado no bairro Rubem Berta, na Zona Norte, de forma presencial. Já os conferencistas e convidados, participarão on-line. Em alinhamento com a conferência nacional, o tema da 5ª Compir é Enfrentamento ao racismo e a outras formas correlatadas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de estado e responsabilidade de todos nós. 

A coordenadora de Promoção dos Direitos da Igualdade Racial da SMDS, Adriana Santos, destaca o trabalho realizado. “A prefeitura segue no debate para a promoção de políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais à justiça social e ao desenvolvimento da democracia plena”, afirma.

As conferências de políticas públicas são instrumentos para unir a participação de representantes do governo e da sociedade civil, em um espaço de debates. Elas são realizadas nos três segmentos nacional, estadual e municipal.

Confira a programação

Sexta-feira, 18:

18h30 - Abertura da sala virtual aos inscritos e recepção e credenciamento dos presenciais
19h - Falas de abertura
20h - Leitura e aprovação do regimento interno da 5ª Compir
20h30 - Intervalo
20h35 - Palestra de abertura com o reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge
21h20 - Encerramento

Sábado, 19:

8h45 - Abertura da sala virtual
9h - Início dos trabalhos da 5ª Compir
9h30 - Orientação metodológica aos participantes
9h45 - Início dos debates em quatro subgrupos
12h15 - Intervalo
13h50 - Retomada dos trabalhos
14h - Apresentação e votação das proposições dois subgrupos e apresentação e votação das moções dos subgrupos
15h30 - Intervalo
15h45 - Eleição dos delegados
17h30 - Encerramento

 

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes