Central de Intérpretes de Libras inicia atendimento nesta segunda-feira

22/05/2023 08:49
Rodger Timm / PMPA
Desenvolvimento Social
Serviço está disponível por WhatsApp de segunda a sexta-feira

A Central de Intérpretes de Libras (CIL) da Prefeitura de Porto Alegre começa a funcionar nesta segunda-feira, 22. A operação, com intérpretes para a tradução simultânea, será ofertada por meio de vídeo-chamada toda vez que uma pessoa surda precisar utilizar serviços municipais, com ênfase nas áreas da saúde e assistência social. O lançamento ocorreu na sexta-feira, 19, na Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul.

Com quatro intérpretes de Libras, o serviço está disponível pelo WhatsApp 51 8016-9060, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A atividade resulta de parceria entre o governo municipal e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), que será a responsável pelo atendimento. A central será fiscalizada pela Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

A capital gaúcha possui cerca de 80 mil pessoas com deficiência auditiva. “A comunidade surda encontra diversas barreiras dentro da sociedade e, sem dúvida, a comunicação é a maior delas. Com a Central de Libras, estamos avançando no processo de eliminação de barreiras, inclusão e ampliando a acessibilidade nos atendimentos do município, aproximando o poder público de todos os setores da sociedadeâ€, avalia o secretário- adjunto da SMDS, Paulo Brum.

Para o diretor regional da Feneis, Diego Silva da Silva, a Central de Intérpretes de Libras é o espaço no qual o surdo e pessoas com deficiência auditiva serão atendidos de forma mais efetiva, melhorando sua inclusão social.

  

Francieli Keller

Cristiano Vieira