Ação integrada reduz pessoas em situação de rua da região da Estação Rodoviária

09/08/2022 17:51
Eduarda Alcaraz/ SMDS/ PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Abordagem ocorreu na manhã de terça-feira junto aos viadutos

Na tarde desta terça-feira, 9, equipes de abordagem social e Consultório na Rua deram sequência à ação integrada no entorno da Estação Rodoviária de Porto Alegre. A abordagem social já possui o cadastro dos frequentadores do local, que vivem em situação de rua e que resistem em aceitar alguma forma de acolhimento institucional. O trabalho da manhã afastou os frequentadores, porém sete pessoas retornaram. Não aceitaram acolhimento mas houve uma renovação de vínculos desses usuários com os assistentes sociais. Durante as ações, equipes do Consultório na Rua realizaram 20 atendimentos. 

“Esse trabalho integrado nos possibilita lançar métodos mais eficientes no convencimento dessa população resistente. Não resolve todos os casos, mas aumenta sensivelmente as possibilidades de acolhimento”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt. O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), André Coronel,  também acompanhou o trabalho da abordagem social.

Uma ação conjunta de combate à criminalidade no entorno teve início na manhã desta terça-feira. Dez viaturas com mais de 35 agentes de segurança estiveram na região, num efetivo que uniu Guarda Municipal e policiais do 9º Batalhão de Policia Militar (BPM) e da 17ª Delegacia de Polícia Civil. Também foi realizada a limpeza do local com três caminhões e cerca de 20 garis. O trabalho terá sequência nos próximos dias.

Maria Emilia Portella

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes