Tempo de abertura de empresas em Porto Alegre tem queda histórica

19/01/2023 15:01
Giulian Serafim / PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Trabalho conjunto entre a Sala do Empreendedor e outros órgãos acelerou os processos

Em um período de seis meses, Porto Alegre teve queda histórica no tempo de abertura de empresas. Em junho do ano passado, o empreendedor esperava, em média, 24 horas. Em dezembro, reduziu para 15 horas: oito para viabilidade e sete para registro. É o menor tempo já registrado da Capital, de acordo com o painel Empresas e Negócios, do Governo Federal.

A implementação da automação da consulta de viabilidade em novembro de 2022 foi um dos principais responsáveis pelo resultado. Antes, para obter a análise do endereço onde pretendia abrir o empreendimento e conferir a disponibilidade, o empresário aguardava, em média, 14 horas, já que a pesquisa era praticamente manual. O trabalho integrado entre a Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Junta Comercial do Estado, Procempa e Sebrae, através do Cidade Empreendedora, acelerou processos e agilizou a vida das pessoas.

“Mais uma vez, o resultado garante que estamos no caminho certo para facilitar a vida do empreendedor, assim como nos mostra que sempre há o que melhorar. Com a transversalidade desta gestão e o foco no desenvolvimento econômico, estamos avançando rapidamenteâ€, afirmou Vicente Perrone, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A média na Região Sul está em 21 horas, enquanto no estado do Rio Grande do Sul é de 20 horas. A Prefeitura de Porto Alegre comemora o feito, visto que, em janeiro de 2021, o tempo médio de abertura era de 14 dias. "Estamos cada vez mais ativos junto às demandas que facilitam e agilizam a vida dos empreendedores. Governo digital é aquele que pensa de ponta a ponta para criar novas possibilidades e impulsionar o potencial da nossa cidade'', ressaltou Letícia Batistela, presidente da Procempa.

Manoela Tomasi

Gilmar Martins