Projeto Consumidor Turista capacita 1.145 pessoas na Capital

17/04/2024 13:59
Lucas Silva / SMDET /PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Programa teve início em agosto do ano passado

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) concluiu o Programa Consumidor Turista, que realizou capacitações gratuitas para 1.145 pessoas. O projeto abordou temas como direitos e deveres do turista, além de dicas para atendimento ao visitante LGBT+ e com mobilidade reduzida.

Iniciado em agosto de 2023, o programa qualificou cerca de 400 pessoas do trade turístico, entre serviços de hospedagem, agências de viagens, guias de turismo, representantes de atrativos turísticos e rede de restaurantes, bares e cervejarias. Foram realizadas, ainda, capacitações in company em hotéis, para funcionários, e na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), para taxistas. Os artesãos e expositores de antiguidades que integram o Brique da Redenção, o Brique de Sábado e o Arte na Praça, todas feiras da Capital, também foram contemplados. 

A SMDET oportunizou a 746 estudantes e a 35 professores do 4º ano do ensino fundamental de nove escolas municipais de Porto Alegre visitas ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. As experiências foram realizadas com 29 turmas escolares, com jovens entre oito e 11 anos, dos bairros Restinga, Belém Novo, Belém Velho, Mário Quintana e Bom Jesus.

“Os treinamentos contribuem para fortalecer a nossa cidade como destino turístico, além de alavancar o desenvolvimento econômico. Em 2023, o setor movimentou R$ 123 milhões em salários e gerou 3.789 novos empregos em Porto Alegreâ€, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares.

O público das capacitações recebeu cartilhas com conteúdos sobre direito do consumidor turista, atendimento ao turista LGBTQIAP+ e Pessoas com Deficiência, bem como a identificação dos principais atrativos turísticos da Capital gaúcha. O material foi elaborado em parceria com as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social.

 

Lucas Silva (estagiário) / Supervisão: Hosana Aprato

Cristiano Vieira