Prefeitura participa da final do concurso Mistura Típica nesta terça

22/11/2022 11:13

Nesta terça-feira, 22, será conhecido o prato que mais representa a cultura de Porto Alegre. A prefeitura participa como apoiadora e jurada, através do diretor geral de Eventos de Porto Alegre, Rogerio Beidacki.

O concurso Mistura Típica é uma competição culinária que envolve amadores e profissionais, e vai escolher quem faz a melhor receita com ingredientes tradicionais da Capital. O concurso é promovido pela Associação de Bares e Restaurantes Seccional Rio Grande do Sul (Abrasel no RS) em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e dos 250 Anos.

Entre os diferenciais da competição está a valorização da cultura local, dos produtos regionais e a ideia de oferecer à cidade um prato que conte suas histórias, memórias e patrimônios alimentares. Nesta segunda edição, com base em uma pesquisa bibliográfica, realizada pelo curso de gastronomia da Unisinos, foram apontados os elementos que precisavam estar presentes no prato dos competidores: pinhão, erva mate, trigo, café, aipim, chocolate, cerveja, plantas alimentícias não convencionais (Panc), charque, milho crioulo, carnes, peixes e charcutarias em geral.

Os dez finalistas, sendo cinco amadores e cinco profissionais, vão cozinhar seus pratos ao vivo na cozinha do curso de Gastronomia da Unisinos em Porto Alegre (av. Luiz Manoel Gonzaga, 744 - Três Figueiras), a partir das 13h30. 

Manoela Tomasi

Andrea Brasil