Prefeitura organiza nova feira de brechó no Centro Histórico

25/01/2023 16:32
Vinny Vanoni / PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Evento ocorre toda quarta-feira ao lado do Chalé da Praça XV

Mais de 300 empreendedoras de brechó estão em novo endereço. As mulheres que antes ficavam espalhadas em algumas ruas do Centro de Porto Alegre, principalmente na Praça Otávio Rocha, contam com nova estrutura na Praça XV de Novembro desde quarta-feira passada, 18, quando foi feito um evento-teste. Nesta quarta-feira, 25, as 15 tendas do município voltaram ao local, organizadas pela Unidade de Fomento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio da subprefeitura Centro e Guarda Municipal, e devem ficar temporariamente na Praça XV até nova definição.

Suzana Juscelino é uma das empreendedoras que acorda cedo para deixar os produtos em dia e fazer as vendas. Ela e as colegas explicam o trabalho que é realizado durante toda a semana até chegar na quarta-feira. “Fazemos o garimpo das peças, higienização, curadoria e customização. A maioria de nós vende através das redes sociais, pelas famosas lives, apresentando as roupas. Apenas a entrega dos produtos é feita no Centro”, explica. 

Segundo ela, a ação da prefeitura foi essencial para ter mais organização e segurança na atividade. “O que queremos é um espaço seguro para que possamos entregar as mercadorias com tranquilidade. É essencial que fiquemos perto umas das outras, pois também fazemos vendas entre nós”, conta Suzana. Muitas mulheres tiveram seus trabalhos afetados pela pandemia e buscaram no brechó a oportunidade de trabalhar e ter uma renda para sustentar a família.

De acordo com o coordenador da Unidade de Fomento, Oscar Peliciolli, é importante ressaltar que a feira não lida com dinheiro vivo. “As empreendedoras chegam aqui já com a venda realizada para apenas entregar as peças aos compradores. Ou seja, tem mais segurança para elas e para os clientes”, comenta. A feira de brechó acontece toda quarta-feira ao lado do Chalé da Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Manoela Tomasi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes