Prefeitura e Sebrae promovem capacitação gratuita sobre empreendedorismo

30/09/2023 09:31
Luan Furtado/PMPA
COMUNICAÇÃO
Gratuita, capacitação sobre empreendedorismo tem duração de seis meses

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e o Sebrae RS promovem o programa Alto Impacto Criativo, iniciativa inédita para impulsionar o empreendedorismo em áreas criativas. A imersão é gratuita e também pretende estimular os novos negócios em Porto Alegre. Serão seis meses de treinamentos. 

A capacitação é dividida em seis módulos: palestra de sensibilização; entrevistas Empretec, imersão Empretec; maratona BootCamp Idealab; sessão de negócios e treinamento para as redes sociais. Para a primeira etapa on-line, que é a palestra de sensibilização, os interessados podem se inscrever pelo neste link até este sábado, 30.

Fundamentado em um dos principais programas de formação de empreendedores do mundo, as turmas do Alto Impacto Criativo são voltadas para empresários que buscam melhorar a performance como empreendedores. Também podem participar pessoas que querem em ter o próprio negócio ou que possuam projetos em áreas criativas. 

Além da oportunidade de desenvolvimento, o projeto possibilitará conexões e ampliação de networking aos participantes. Na avaliação da titular da SMDET, Julia Evangelista Tavares, a oportunidade é fundamental para desenvolver as habilidades dos micro e pequenos empreendedores que precisam dar conta do negócio como um todo. “A falta de formação em gestão é o fator determinante para a durabilidade e o sucesso dos negócios”, diz ela. 

“O Alto Impacto Criativo é uma oportunidade para os criativos da cidade, pois apresenta uma trilha de desenvolvimento altamente imersiva e transformadora, capaz de acelerar a modelagem e a melhoria da gestão das empresas participantes”, explica a analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Virgínia Dias.

Serão oferecidas três turmas de outubro de 2023 a março de 2024, com aulas on-line e presenciais na Regional Metropolitana do Sebrae, localizada na avenida Sete de Setembro, 634, no Centro. As vagas são limitadas e por ordem de inscrição. Mais informações no site ou pelo e-mail poacriativa@portoalegre.rs.gov.br.

Etapas do programa:

1ª etapa: Palestra de sensibilização (on-line): palestra vai apresentar o que é o Empretec e como este projeto pode impulsionar o empreendedorismo. Alguns temas abordados: a importância do empreendedorismo; fatores que determinam o sucesso; características do comportamento empreendedor.

2ª etapa: Entrevistas Empretec (on-line): a entrevista tem o objetivo de identificar o perfil empreendedor do candidato, em relação aos comportamentos que serão testados e potencializados em sala. A entrevista é exclusiva e etapa obrigatória para quem quer participar da imersão. 

3ª etapa: Imersão Empretec (presencial): o Empretec permite o empreendedor ou potencial empreendedor se autoconhecer, avaliar erros e acertos, medos e potencialidades, a partir da forma como reage a cada desafio de mercado, proposto durante a imersão. 

4ª etapa: Maratona Bootcamp Idealab (presencial): nesta fase, as aulas combinam mentorias com ferramentas e prototipagem para estimular a cultura empreendedora, através dos potenciais empreendedores, identificar, desenvolver e transformar suas ideias em trabalho, novos projetos e negócios a partir de ferramentas modernas de criatividade.

5ª etapa: Sessão de negócios (presencial): os participantes têm oportunidade de expor suas ideias, projetos, negócios uns aos outros, podendo servir como trampolim para formação de parcerias, fornecedores ou mesmo rede de contatos empreendedora.

6ª etapa: Palestra de Mercado (on-line): palestra visa orientar o empreendedor sobre a produção de fotos para redes sociais e canais digitais permitindo que exponha seu produto e/ou serviço de forma mais atrativa e profissional.

 

 

Hosana Aprato

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes