Prefeitura capacita trabalhadores ambulantes do Centro Histórico

19/01/2024 15:23
Hosana Aprato / SMDET / PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Ambulantes participam de palestras do Programa +Empreendedor

Cerca de 100 trabalhadores ambulantes do Centro Histórico de Porto Alegre participaram, nesta quinta-feira, 18, de palestras do Programa +Empreendedor. As instruções, os debates e as conversas ocorreram no Paço Municipal, nos turnos da manhã e da tarde. 

As palestras tiveram como foco o Programa Sabores da Rua, que qualifica os empreendedores informais e ajuda a proporcionar melhores equipamentos de trabalho. O tema foi apresentado pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Nelson Beron. 

O secretário adjunto de Segurança, Luís Zottis, e a gerente de projetos do Pop Center, Lessandra Fraga, apresentaram os regramentos do Centro Popular de Compras, o Pop Center. Já o secretário municipal de Trabalho e Qualificação Profissional, Tiago Simon, esclareceu dúvidas em geral e destacou a importância da formalização dos negócios.

O +Empreendedor propõe regulamentar a situação dos trabalhadores ambulantes, que ocupavam parte do Quadrilátero do Centro Histórico, além de possibilitar a qualificação profissional e o reforço na renda. O trabalhador que cumprir todos os requisitos estabelecidos no programa fica apto a receber bolsa-auxílio de R$ 1,5 mil. A quantia será paga por seis meses, podendo ser estendida por mais seis. 

Uma das participantes da capacitação foi Maria de Lurdes Barbosa, que há décadas vende produtos no Centro. Ela já projeta o que fará com o valor da bolsa-auxílio. “Tenho um filho que trabalha no Pop Center, um pequeno empreendedor. Estou pensando em investir o dinheiro para trabalhar junto com eleâ€, diz Maria.

O encontro foi organizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) e de Desenvolvimento Social (SMDS).

Lucas Silva (estagiário)/Supervisão: Hosana Aprato

Lissandra Mendonça