Porto Alegre garante recursos para execução do programa de fomento ao setor primário

10/01/2022 12:30
Ricardo Giusti/ PMPA
Desenvolvimento Econômico
Produtores promovem feiras para vender seus produtos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), confirmou nesta sexta-feira, 7, o repasse no valor de R$ 640 mil reais para a Prefeitura de Porto Alegre. A verba será executada por meio do Programa de Fomento ao Setor Agropecuário, desenvolvido pelo Centro Demonstrativo Agrícola, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SMDET).

Na prática, o programa comtempla a aquisição de equipamentos que qualificarão os Serviços de Inspeção Municipal para Produtos de Origem Animal e Produtos de Origem Vegetal, além da melhoria nas atividades de Patrulha Agrícola Mecanizada, extensão rural e assistência técnica. Alem disso, prevê ainda o fortalecimento das empresas de pequeno e médio porte.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, destaca que as atividades primárias desenvolvidas na Capital tem relevância para a produção de alimentos, segurança alimentar, geração de emprego e renda. “Com a execução do programa nós iremos qualificar os sistemas de produção sustentáveis, além de garantir a implementação de novas técnicas de armazenamento e comercialização dos produtos”, disse o titular da SMDET. 

Esse recurso vinha sendo aguardado desde 2019, quando a equipe da prefeitura enviou o projeto ao Ministério da Agricultura. "No ano passado nós reenviamos e reforçamos a importância da execução do programa e das atividades agrícolas desenvolvidas na Zona Rural de Porto Alegre”, salientou Lorenzoni. 

O coordenador do Centro Agrícola Demonstrativo, Rudney dos Santos, destaca a importância desse repasse. “Nós apresentamos o projeto e a prefeitura iniciou as articulações para a vinda da verba. Eles sabem entender a importância do setor primário para o desenvolvimento”, disse o coordenador.

Panorama da Zona Rural de Porto Alegre - Atualmente cerca de 1000 famílias desenvolvem as mais variadas atividades vinculadas à produção agropecuária na Capital em 720 propriedades. A zona rural de Porto Alegre representa 8,28% do território da Capital e está distribuída em onze bairros.

Thaísa Rossa

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes