Palestras capacitam trabalhadores ambulantes do Centro Histórico

16/01/2024 14:51
Hosana Aprato/ SMDET/ PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Encontros são destinados aos cadastrados previamente no projeto +Empreendedor da prefeitura

Nesta quarta, 17, e  na quinta-feira, 18, a prefeitura realiza palestras para trabalhadores ambulantes do Centro Histórico de Porto Alegre. Os encontros, gratuitos, são destinados aos cadastrados previamente no projeto +Empreendedor. As capacitações acontecem no Salão Nobre do Paço Municipal, nos turnos da manhã e tarde. 

Nesta quarta, das 8h às 12h, a palestra sobre preparação para o mercado de trabalho será ministrada pela psicóloga e consultora de RH, Cristina Thudium, e com o administrador e ex-diretor do Senac e Senai, Pedro Paulo Vizzotto. À tarde, das 14h às 18h, o tema será inclusão laboral pelo Sine Municipal, com o assessor para assuntos de migração e povos indígenas do Sine, Mário Fuentes, e com o coordenador regional da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento no RS, Sebastian Quintana. 

O secretário adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Douglas Martello, explica que o objetivo do programa é fomentar a profissionalização e a formalização dos negócios. “Estamos nessa força-tarefa para que o ambulante tenha melhores condições para trabalhar, com segurança, dignidade e, ainda, com a possibilidade de aposentadoriaâ€, pondera.

Já na quinta-feira, no turno da manhã, a palestra terá foco no Programa Sabores da Rua, que visa a qualificar empreendedores informais e fornecer melhores equipamentos de trabalho. O projeto será apresentado pelo secretário adjunto municipal de Desenvolvimento Social, Nelson Beron. A partir das 14h, o secretário adjunto municipal de Segurança, Luís Zottis, e a gerente de projetos do Pop Center, Lessandra Fraga, apresentam os regramentos do Centro Popular de Compras, o Pop Center.

O ciclo de palestras é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Secretaria Municipal do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) e Sine Municipal. 

Programa +Empreendedor - O +Empreendedor é um programa do executivo que visa a regulamentar a condição dos trabalhadores ambulantes informais, além de oportunizar qualificação e aumento da renda. Para isso, também concede bolsa auxílio aos empreendedores, no valor de R$ 1.500, antes estabelecidos no Quadrilátero do Centro Histórico da Capital. 

O valor será pago por seis meses, podendo ser renovado por mais seis. O recebimento do auxílio está atrelado à participação do trabalhador nas palestras de capacitação realizadas pela gestão do Pop Center, pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), pela Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ), bem como participação em palestras sobre o Programa Sabores da Rua, além da inscrição em um dos cursos oferecidos pelo Programa Capacita+ POA.

 

Hosana Aprato

Gilmar Martins