Artesãos de feiras organizadas pela prefeitura abrem loja em shopping

11/01/2024 14:59
Gilberto Simon/ SMDET / PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Instalado no Shopping Total no fim de 2023, espaço comercializa desde peças decorativas em gesso a bolsas em palha, entre outros

Porto Alegre conta com mais de 20 feiras e briques relacionados a artes plásticas, antiguidades e artesanato, mantidos pela prefeitura. Distribuídas por inúmeros bairros da cidade, as feiras fomentam o empreendedorismo e funcionam como vitrine para diversos talentos. 

Artesã há mais de dez anos, Claudia Vaz começou expondo seus produtos na Feira de Artesanato do Brique de Sábado na Redenção, na Feira do Feriado e na Feira de Natal, mas o desejo de empreender foi além das bancas. Com a parceria dos amigos, também artesãos Gilberto D'Ãvila e Michel Forrer, decidiu abrir uma loja em um dos principais shoppings da Capital, no bairro Independência. 

A loja Rota das Artes foi inaugurada no fim de 2023, no Shopping Total, e expõe diversos trabalhos, como peças decorativas em gesso, bolsas em palha, capas para cadeiras, almofadas, velas decorativas, crochê, entre outros. Para a sócia Claudia, o artesanato não é apenas um extra, mas um trabalho que exige conhecimento. “Acredito que o artesanato vai além, traz o sustento para muitas famílias. Deixou de ser uma fonte de renda extra, passou a ser protagonistaâ€, explica.

Para divulgar o funcionamento das feiras da cidade e o potencial criativo dos expositores, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) desenvolveu um painel que apresenta os locais, os dias e os horários de funcionamento de cada uma delas. O painel pode ser acessado neste link.

 

Lucas Silva (estagiário) / Supervisão: Hosana Aprato

Gilmar Martins