Programação do Dia da Mulher inclui exposição e feira de flores
Fortalecer a agricultura local e estimular o empreendedorismo de pequenos produtores da Zona Rural de Porto Alegre – além de prestar uma homenagem às mulheres da cidade. É com este objetivo que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) promove, entre os dias 7 e 9 de março, a exposição “Dia das Mulheres com Flores”. Localizado na Esquina Democrática, o evento marca a passagem do Dia Internacional da Mulher aliado a um benefício econômico: a comercialização de flores direto do produtor para o consumidor. “Essa iniciativa diminui os intermediários e facilita a vida de quem vende e quem compra”, diz o responsável pela Divisão de Fomento Agropecuário da SMDE, Oscar Pellicioli.
A iniciativa da SMDE conta com a parceria da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política (SMRI), juntamente com a Emater/Ascar e pequenos produtores da Agricultura Familiar de Porto Alegre. “A exposição contará com diversas espécies de plantas cultivadas em nossa Zona Rural, potencializando a beleza da nossa cidade”, conclui Pellicioli. Entre as variedades de flores disponíveis estarão dálias, cristas de galo, mosquitinhos, crisântemos, estrelícias, girassóis, rosas, perpétuas, zínias, orquídeas e espécimes sazonais.
Local: Esquina Democrática (avenida Borges de Medeiros com Rua dos Andradas)
Dias 7 e 8 de março, das 7h30 às 19h
Dia 9 de março, das 7h30 às 14h
Divisão de Fomento Agropecuário - Setor da Coordenadoria de Produção Econômica (CPE) da SMDE que trata das diretrizes e projetos voltados ao fomento das atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais, além de eventos como a Festa do Pêssego, a Festa da Uva e da Ameixa, a Feira do Peixe, a Fepoagro e a Mostra Rural em comemoração à Semana do Agricultor. Porto Alegre é a capital com a segunda maior área rural do Brasil. A Lei Complementar 775/2015 instituiu a volta da Zona Rural e criou o sistema de gestão da política de desenvolvimento rural.
A área ocupada pelas propriedades é superior à delimitada pelo projeto, pois muitas têm, em seus limites, áreas de preservação ambiental. São 12 mil hectares, localizados nas zonas Sul e Extremo-Sul da cidade. No local, há o cultivo de frutíferas e hortaliças, criação de animais e agroindústrias. Os produtores da área rural recebem assistência de equipes do Centro Agrícola Demonstrativo da Divisão de Fomento Agropecuário da SMDE, da Emater-RS e do Sindicato Rural. Mais informações por meio do telefone (51) 3289-6723.
Andrea Brasil