Funcionários da prefeitura têm aula com espanhol Josep Piqué
Cerca de 40 funcionários da prefeitura, oriundos de diferentes secretarias e autarquias, subiram a bordo do catamarã Catsul, no Guaíba, para uma atividade especial: uma aula magna com o espanhol Josep Piqué, mentor de iniciativas que transformaram a realidade de cidades como Barcelona, na Espanha, e Medellín, na Colômbia. O evento, realizado na tarde dessa terça-feira, 4, foi uma das iniciativas da Escola de Inovação Open Gov 4.0, que faz parte do Pacto Alegre e integra o projeto “Start.Gov” – cujo objetivo é modernizar a administração pública.
Os alunos tiveram a oportunidade de se reconectar com o que torna Porto Alegre verdadeiramente única para seus moradores e visitantes. Entre as 18h30 e as 21h, conheceram um pouco mais das experiências e o método de Piqué, que tem atuado também na condução do Pacto Alegre – iniciativa que visa transformar a capital em uma referência global de desenvolvimento pela via da inovação.
Durante a aula, Piqué mostrou como a revolução digital abre novas possibilidades para as cidades inovarem, buscando soluções que melhoram a qualidade de vida da população, ao mesmo tempo que ampliam as possibilidades de exercício da cidadania. A base dessa transformação, segundo ele, é a “nuvem” – aquele conjunto de dados e serviços que só existem digitalmente, mas que afetam diretamente a vida cotidiana das cidades. Exemplo disso são os aplicativos de mobilidade urbana, como o Waze e o Google Maps, ou os serviços de compartilhamento de bicicletas e patinetes, entre outros. “São serviços que geram um enorme volume de dados privados, mas de uso público”, explica Piqué. Segundo ele, no futuro, a nuvem será o “espaço natural das coisas”.
Mas como as cidades podem tirar melhor proveito dessa revolução? Piqué entende que a resposta está em um modelo de inovação conhecido como “hélice quádrupla”, que se baseia na conjunção dos interesses e necessidades dos governos, empresas, universidades e sociedade – tal como ocorre na condução das atividades do Pacto Alegre. “Temos que entender que os problemas das cidades são oportunidades para que possamos inovar”, defende o consultor.
Os 40 alunos presentes à aula de Piqué são integrantes do curso “Gestor 4.0”, ministrado pela Escola de Inovação Open Gov 4.0 com o objetivo de formar agentes de inovação dentro da Prefeitura de Porto Alegre. Com essa inspiração, os alunos deverão, agora, trabalhar na prototipagem de soluções que ajudem a solucionar gargalos recorrentes do serviço público municipal, além de atuarem como multiplicadores de uma cultura voltada para a inovação. “Ter uma referência como Josep Piqué nesta aula magna foi uma demonstração da qualidade do curso e também do tamanho da nossa ambição. Queremos transformar a Prefeitura e também a cidade de Porto Alegre por meio da inovação”, explica o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Ardenghi.
Taís Dimer Dihl