Secretaria de Cultura comemora 34 anos

04/02/2022 09:07

A Secretaria Municipal de Cultura celebrou nessa quinta-feira, 3, 34 anos promovendo e estimulando a cultura de Porto Alegre. Ao longo de sua história, a SMC trabalha com a diversidade e pluralidade na capital gaúcha, criando ações, eventos sólidos e incentivos reconhecidos e respeitados em âmbito nacional e internacional. Políticas públicas que fizeram crescer a arte e a cultura em todas suas manifestações e reafirmam a importância de também transformar a vida das pessoas por meio da cultura.

Divulgação SMC
A Casa Torelly é a sede da Secretaria da Cultura e fica na Av. Independência
A Casa Torelly é a sede da Secretaria Municipal de Cultura e fica na av. Independência

Foi no ano de 1988 que a pasta nasceu, quando o então vereador Joaquim José Felizardo, que já dirigia a Divisão Cultural da prefeitura, na gestão do prefeito Alceu Collares, criou o Projeto de Lei que deu origem à Secretaria Municipal de Cultura. Com o projeto de lei sancionado pela Câmara de Vereadores, o primeiro-secretário municipal da pasta foi o professor, escritor, filósofo e jornalista porto-alegrense Joaquim José Felizardo (1932-1992), que hoje dá nome ao museu municipal.

Ao longo dos anos, foram esses os titulares secretários e secretária: Luiz Pilla Vares, Margarete Costa Morais (substituída temporariamente por Charles Kiefer), Vitor Ortiz, Sergius Gonzaga, Roque Jacoby, Luciano Alabarse e o atual secretário, Gunter Axt. Na gestão do secretário Luiz Pilla Vares, surgiram o Fumproarte, uma iniciativa do município que presta apoio aos projetos culturais, e o festival de teatro Porto Alegre em Cena. Além de qualificar as exposições das Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta e incentivar as artes visuais, valorizando o Atelier Livre Xico Stockinger, Pilla Vares com o Porto Alegre em Cena e as programações da Sala Álvaro Moreyra e do Teatro Renascença colocou a capital do Rio Grande do Sul em destaque, valorizando a diversidade das artes cênicas de todo Estado.

Foram criados inicialmente os setores e coordenações de Artes Visuais, Artes Cênicas, Livro e Literatura e Memória Cultural, além das assessorias de Comunicação, Promoções, Estudos e Pesquisas, Apoio Técnico-administrativo e Administração de Fundos. Com o tempo, foram implantadas as coordenações de Música, Cinema, Vídeo e Fotografia, Descentralização da Cultura e Manifestações Populares. Em 1993, a secretaria instalou-se em sede própria, no prédio restaurado para este fim, na av. Independência, 453, Casa Firmino Torelly. Em 1994, foi inaugurada a nova sede do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Velhinho.

Atualmente, a SMC é composta da Diretoria de Patrimônio e Memória (DPM) e da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC) e das coordenações de Artes Audiovisuais, de Artes Cênicas, de Artes Visuais, de Dança, de Literatura e Humanidades e de Música. Também estão sob os cuidados da SMC instituições culturais significativas como o Atelier Livre, a Cinemateca Capitólio, as Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta, o Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues, a Banda Municipal, a Biblioteca Municipal Josué Guimarães, os teatros Renascença e Álvaro Moreyra e Túlio Piva, o Museu Municipal Joaquim Felizardo e o Estúdio Geraldo Flach, entre outros.

  

 

Elias Vargas (estagiário)/Supervisão: Mariana Bertolucci

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes