Retrospectiva de Luiz Carlos Felizardo em exposição na Pinacoteca Ruben Berta

07/12/2023 09:00

Luiz Carlos Felizardo (Porto Alegre, 1949) é o artista homenageado do 16º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Como parte da programação do prêmio, será inaugurada na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico) a exposição individual Desenho: Fotografias de Luiz Carlos Felizardo.

A mostra retrospectiva busca apresentar a obra do fotógrafo porto-alegrense à luz daquela que é sua primeira referência estética: os desenhos do ilustrador francês Gustave Doré (1832-1883). A inauguração da exposição acontecerá nesta quinta-feira, 7, das 18h às 21h. A mostra ficará em cartaz de 8 de dezembro a 12 de abril do próximo ano, com visitação de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

A proposta curatorial, assinada pelo artista Marco Antônio Filho, propõe que, antes da influência de fotógrafos como Edward Weston (1886-1858), Walker Evans (1903-1975) ou Frederick Sommer (1905-1999), o encontro com a obra de Doré, ainda na infância – através de livros como A Divina Comédia e Don Quixote de la Mancha, parte da biblioteca do pai do artista – foi a matriz que estruturou a essência da produção fotográfica empreendida por Felizardo a partir do final da década de 1960. Nome central na produção artística da segunda metade do século 20 no Brasil, Luiz Carlos Felizardo construiu ao longo de mais de cinco décadas uma obra de qualidade poética e estética no campo da fotografia.

Em um período em que fotógrafos recém começavam a vislumbrar a possibilidade de ter sua produção legitimada enquanto arte, Felizardo teve seu trabalho reconhecido por museus e coleções tanto no Brasil quanto no exterior. Desenho é o primeiro resultado de uma pesquisa aprofundada que vem sendo empreendida pelo artista, em parceria com Marco Antônio Filho, no acervo de mais de 18 mil negativos, cromos e fotografias digitais.

Desta investigação, a mostra apresenta uma série de trabalhos inéditos, incluindo fotografias coloridas de diversas épocas – imagens que Felizardo, reconhecido pela excelência de sua obra fotográfica em preto e branco, até então manteve inéditas. 

Exposição Desenho: Fotografias de Luiz Carlos Felizardo
Inauguração - quinta-feira, 7, das 18h às 21h
Visitação até 12 de abril, de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Pinacoteca Ruben Berta - Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico  www.pinacotecaspoa.com @artesvisuaispoa

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes