Projeto Abrindo Verão leva ações culturais para a Vila Planetário
O Projeto Abrindo Verão leva espetáculos teatrais, oficinas e conversas educativas para a comunidade da Vila Planetário. As atividades gratuitas acontecem entre os dias 29 de novembro e 13 de dezembro, na Casa das Artes Santa Terezinha (rua Santa Terezinha, 711 - Vila Planetário) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Com ampla programação para adultos, jovens e crianças, o evento contará com a participação dos grupos do projeto Usina das Artes e residentes da Casa das Artes Santa Terezinha. Participam o Grupo Jogo de ExperimentAção Cênica, Companhia Rústica de Teatro, Teatro Ateliê, Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA, Companhia Espaço em Branco e Depósito de Teatro
Programação gratuita aberta ao público
Dia 29, sexta-feira
20h, na Sala 309 (Ksa Terezinha)
Leitura encenada Para acabar com o julgamento de Deus. Com Gustavo Susin, Vicente Vargas, Giorgia Fiorini, Lucca Simas, Eduardo D’Avila, Reynaldo Netto e Jennifer Ribeiro. Direção de Alexandre Dill.
Dia 30, sábado
21h, na Ksa Terezinha
Espetáculo Malone Morre
Espetáculo de vivência teatral com direção coletiva.
Dia 1º, segunda-feira
19h, na Sala Ateliê (Ksa Terezinha)
Sarau À Lorca
Uma homenagem ao grande autor espanhol, poeta, dramaturgo e músico Federico García Lorca. Leitura de poemas, músicas. Trecho de textos serão lidos e encenados.
Dia 5, quinta-feira
19h30, na sala da Companhia Rústica (Ksa Terezinha)
Espetáculo Boca no Mundo + Mini Sarau
Solo de Carlos Mödinger, com direção de Patrícia Fagundes, com mini sarau após apresentação.
Sinopse: Uma aula, um depoimento, uma palestra, uma confissão, uma conversa. Boca no Mundo se constrói como um encontro cênico que reflete sobre a palavra em tempos de saturação de imagens. Tecendo memórias pessoais com a história do país misturando matérias da vida e do mundo. Raízes de um brasileiro descendente de imigrantes, andanças do presente e desejos de futuro. Quem fomos, quem somos e quem podemos ser.
Dia 7, sábado
19h30, na Sala Cérebro (Ksa Terezinha)
Espetáculo BAAL da Luz Vermelha
João de Ricardo e a turma de PHC (processos híbridos de criação) 2018 evocam o Baal da Luz Vermelha, um espetáculo de aprendizagem nascido no espaço entre as obras de Brecht e Sganzerla e o Brasil de hoje.
Dia 8, domingo
16h, no pátio da Ksa Terezinha
Apresentação de Flicts
Espetáculo Teatral Infantil de bonecos que conta a história de uma cor que procura seu lugar no mundo. Texto de Ziraldo e direção de Roberto Oliveira. O evento contará com distribuição de pipoca e sorteio de brindes do espetáculo.
Dia 10, terça-feira
Dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 18h às 22h. Sala Cérebro (Ksa Terezinha)
Oficina Processos Híbridos de Criação PHC - Mutações da Presença
A partir do conceito de presença, JdR irá trabalhar com a turma as bases para o desenvolvimento de possível programa de trabalho pessoal voltado para artistas do corpo. A descoberta da ossatura e das articulações em relações complexas com a gravidade, o peso e a tonicidade muscular. Será trabalhado também os processos da respiração e da fala e suas relações com a presença. E, finalmente, a criação de dramaturgias de ação.
Dia 13, sexta-feira
Sarau Bukoswki
20h, na Sala do Depósito de Teatro (Ksa Terezinha).
Sarau literário-musical-cênico-visual que gira em torno da leitura de poemas e trechos da obra em prosa do famoso escritor norte-americano Charles Bukowski, e também de pequenas encenações adaptadas a partir de sua extensa obra autobiográfica. Além disso, comentários sobre a biografia do autor e abertura de espaço para participação da plateia. Roteiro, direção e condução de Roberto Oliveira e participação da atriz Elisa Heidrich.
Festa de Encerramento
21h, no Saguão Ksa Terezinha.
Festa de encerramento do projeto Abrindo o Verão, com bar e música.
Programação Infantil ( Exclusiva para Vila Planetário)
Dia 2, segunda-feira
15h, na sala da Cia Rústica (Ksa Terezinha).
Espetáculo Infantil Picadeiro Faz de Conta
Espetáculo infantil com Heinz Limaverde, Roberta Alfaya e Di Nardi. Direção de Patricia Fagundes.
Montagem para toda a família que busca estimular a nossa capacidade de imaginar, adultos e crianças. A peça celebra a brincadeira, a imaginação e a memória em um picadeiro onde tudo pode acontecer e todos podem ser o que quiserem. Brincando de “faz de conta”, os personagens Grandão, Faceira e Calma Leão nos convidam a inventar mundos e lembrar grandes artistas que compõem a cultura brasileira, como Clementina de Jesus, Luz del Fuego, Pixinguinha, Ruth de Souza, Elke Maravilha, Carolina de Jesus, Mestre Vitalino, entre outros.
Dia 6, sexta-feira
14h30, na Escola Infantil Piu piu.
Contação de Histórias e recreação
Contação de histórias com a atriz Morgana Rosa, momento de confraternização com oferecimento de lanche para as crianças e doação de brinquedos arrecadados para a creche da Vila Planetário.
Dia 7, sábado
14h, na Ksa Terezinha.
Oficina de Ciranda Teatral
Oficina de teatro para crianças para a Vila Planetário com Danielle Rosa, Ketelin Abbady e Erick Flores. Coordenação de Danielle Rosa.
Dia 10, terça-feirta
15h, na Escola Infantil Piu-piu.
Cantando e Contando Histórias
De um jeito divertido e uma pesquisa de 20 anos na contação de histórias, este momento é recheado de surpresas, música e alegria, passando por histórias dos grandes escritores infantis da literatura mundial. Oficina de contação de histórias para os professores para a Escola Infantil Piu-piu.
Dia 12, quinta-feira
14h, na Escola Piu-piu
Oficina de Acrobacias para crianças
Práticas e jogos acrobáticos para crianças. Coordenação de Guilherme Conrad.
Realização: Grupojogo de ExperimentAção Cênica, Companhia Rústica de Teatro, Teatro Ateliê, Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA, Companhia Espaço em Branco e Depósito de Teatro.
Apoio e financiamento: Secretaria Municipal da Cultura (SMC)
Taís Dimer Dihl