Programação da 68ª Feira do Livro celebra os 250 anos de Porto Alegre

27/09/2022 11:04
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Evento literário ocorrerá entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, na Praça da Alfândega

A Câmara Rio-Grandense do Livro apresentou nesta terça-feira, em entrevista coletiva no Memorial do Rio Grande do Sul, detalhes sobre a 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, um dos maiores eventos literários a céu aberto da América Latina. Por isso, esta edição terá um foco especial no aniversário de 250 anos da Capital. A feira será realizada na Praça da Alfândega de 28 de outubro a 15 de novembro, tendo como patrono o poeta Carlos Nejar.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, celebrou a intensa programação e destacou o retorno do público e dos livros à praça. "Depois de dois anos em programações remotas ou híbridas, vamos ter novamente a experiência do leitor, que pode ter contato com os livros, folhear as edições, encontrar seus autores favoritos e viver as emoções que só um evento como a nossa Feira do Livro proporciona”, destacou.

Também foi apresentado o slogan deste ano: 'Uma boa festa tem história', que relaciona o aniversário de Porto Alegre com o evento literário. No total, serão 150 escritores nacionais e estrangeiros participando das atividades.

Programação adulta e infantil - A apresentação da coordenadora da programação para adultos, Sandra La Porta, enfocou os grandes lançamentos do ano, com autores que escrevem sobre temas de interesse da sociedade, como diversidade, inclusão, sustentabilidade, filosofia, tendo a literatura grande destaque. Na área Infantil e Juvenil, a coordenadora Sônia Zanchetta destacou que a proposta enfoca a formação de leitores literários e de mediadores de leitura.

Aniversário de Porto Alegre - A programação da 68ª edição da Feira do Livro reserva um espaço especial para atividades relacionadas aos 250 anos da Capital. Lançamento de obras que recontam a história e as lendas da cidade, recital-show com poemas e canções sobre a cidade, mesas de discussão, gravação de programas e exposições fotográficas vão compor a homenagem.

Autores estrangeiros - Destaque para o norueguês Geir Gulliksen (autor de História de um casamento, Editora Rua do Sabão, 2022). A best-seller argentina Florencia Bonelli (O feitiço da água, Editora Planeta, 2022), que já vendeu mais de 3,5 milhões de livros em seu país também é destaque internacional.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Cleber Saydelles

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes