Premiação do edital Espaço Urbano Espaço Arte 2021 será entregue nesta quinta

07/07/2022 08:34
Anselmo Cunha/PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Trincheira da Anita vai receber intervenção artística denominada Penumbra

A solenidade de entrega da premiação do edital Espaço Urbano Espaço Arte 2021 - Edição Trincheira da Anita Garibaldi será realizada nesta quinta-feira, 7, às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal. O arquiteto e artista visual Bruno Borne, representado pela Galeria Mamute, foi o vencedor do concurso, e fez jus ao prêmio de R$ 20 mil, com o projeto artístico Penumbra.

O projeto selecionado é um trabalho site-specific, que se relaciona diretamente com o espaço a ser instalado. A obra considera a arquitetura do local e não propõe nenhum tipo de perfuração nas paredes, respeita a posição e integridade dos elementos estruturais, arquitetônicos e de iluminação.

Batizado de Penumbra, o trabalho do artista define a graduação de luz para a sombra e foi pensado como uma metáfora do percurso luminoso que acontece do dia para a noite. Apresenta duas graduações, ou transições na forma de uma pintura mural: uma representando o pôr do sol e outra o nascer do sol. A projeção das cores foi realizada por meio de softwares de computação gráfica com uma simulação 3D da trincheira. O túnel com sua área escura representa a noite e as cores começam no azul e se transformam para o amarelo e laranja. A obra está inserida dentro de um contexto de pesquisa artística que Borne vem desenvolvendo desde 2010, em que combina processos tecnológicos com temas recorrentes como a luz, a arquitetura e o tempo.

Para Borne, a pintura é a técnica artística que melhor se adapta ao ambiente da trincheira e será executada para desestimular pichações. As paredes são sujeitas à umidade, trepidações, gases dos veículos, vandalismo e os danos com o tempo são inevitáveis. Uma pintura poderá ser restaurada mais facilmente. A aplicação de verniz antipichação deverá proteger o trabalho e facilitar o restauro. A execução do trabalho deverá durar entre dois e cinco meses a partir da assinatura do contrato.

Arte na paisagem urbana - A edição de 2021 representou a retomada do concurso Espaço Urbano Espaço Arte, que ocorreu entre 1992 e 2002, sendo realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Artes Visuais, e que oportunizou que 13 obras de arte contemporânea fossem inseridas na paisagem urbana da cidade. Locais públicos como parques, praças e viadutos foram qualificados, e a população passou a usufruir da aproximação com as artes visuais.

Realização - A sétima edição do projeto Espaço Urbano Espaço Arte foi realizada pela Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura. Os integrantes da Comissão Julgadora foram Ana Tavares, André Severo, Fernanda Albuquerque, Fernanda Borges Ribeiro, José Francisco Alves, Lucas Volpatto e Nelson Boeira.

Solenidade de entrega da premiação do edital Espaço Urbano Espaço Arte 2021 - Edição Trincheira da Anita Garibaldi
Quinta-feira, 7, às 11h
Salão Nobre do Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico)
informações: cap@portoalegre.rs.gov.br | (51) 3289-8291

Bruno Borne - Há 20 anos, Borne vem investigando as conexões entre espaços expositivos, reais, espaços e objetos virtuais. Suas produções refletem, espelham e reproduzem o ambiente real, buscando pontos de conexão entre o mundo real, imagens e simulações. Foi selecionado para expor seu trabalho na Bienal do Mercosul em 2022. Recebeu vários prêmios pela sua obra em mídias tecnológicas, sendo contemplado cinco vezes na categoria Destaque em Mídias Tecnológicas em 2011, 2014, 2015, 2016, 2019 no Prêmio Açorianos de Artes Plásticas; no Salão Paranaense de Artes Plásticas, em 2014, e no Salão de Arte Contemporânea de Santo André, em 2015. Também foi premiado no 21º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Edições anteriores do projeto:
1992 - 1ª  Edição: foram selecionadas quatro obras: Girassóis à beira do Guaíba, de Ana Natividade; Cavalo e Cavaleiro, de Jailton Moreira; Sem título, escultura de Fernando Limberger; Sem título, escultura de Patrício Farias.
1993 - 2ª  Edição: Três serpentes se disfarçam de menina, de Caé Braga; II Portal da nova era, de Luís Affonso; Topomorfose, de Heloísa Crocco; Para namorar o pôr-do-sol, de Maria Tomaselli.
1994 - 3ª  Edição: somente duas propostas inscritas e não aprovadas. Xico Stockinger foi convidado com a obra Paisagem Lunar.
1996 - 4 ª Edição (3ª  Edição): foi considerada oficialmente como terceira edição, tendo em vista não ter sido escolhido nenhum dos projetos inscritos na edição anterior. Um único trabalho foi escolhido – O túnel do túnel, de Tina Felice. Tal obra foi a de maior escala de todas as edições até então.
1997 - 4 ª Edição: o selecionado foi o artista Gustavo Nakle, uruguaio radicado em Porto Alegre, com a obra Estrela Guia, no Largo Dom Vicente Scherer. Logo após instalação a obra foi roubada e em 2002 o artista Gustavo Nakle desenvolveu uma nova obra que foi instalada na av. Padre Cacique, intitulada Estrela Guia II.
1999 - 5 ª Edição: selecionada a obra Iluminuras, de Mauro Fuke, para o Viaduto Ildo Meneghetti. Foi restaurada e reinstalada em 2009.
2002 - 6 ª Edição: Escolhida a obra Céu, de Zoé Degani, instalada no Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina.


 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes