Prefeitura leva serviços para as duas noites de Carnaval do Porto Seco

04/03/2023 20:33
Pedro Piegas / PMPA
Cultura e Economia Criativa
Agentes da EPTC monitoram o trânsito nas imediações do Complexo Cultural, na Zona Norte

carnavalServidores de diversos órgãos da administração municipal estão no Porto Seco prestando apoio nos dois dias de desfiles das escolas de samba de Porto Alegre. A prefeitura mobilizou atendimento de áreas essenciais como segurança, saúde, assistência social, trânsito e transporte, tecnologia, limpeza e fiscalização.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faz a limpeza geral do Porto Seco nas duas noites, nas dependências do complexo cultural, nas áreas usadas pelo público e na pista dos desfiles. Estão escalados 60 trabalhadores para a limpeza interna, que operam em turnos de 12 horas, das 18h às 6h.

Pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), cerca de 100 agentes monitoram o trânsito no entorno do complexo e realizam ajustes nos tempos dos semáforos da região para minimizar os impactos na circulação.

Na segurança, 50 agentes da Guarda Municipal efetuam o patrulhamento do Porto Seco. A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) forneceu a infraestrutura necessária para os serviços de internet do complexo.

Também foi montada uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) no local que atende das 17h às 8h. Também uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está de prontidão no complexo durante os desfiles.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) mantém equipes no Porto Seco, realizando ações pontuais de conscientização sobre trabalho infantil e exploração de crianças e adolescentes durante o Carnaval. Duas entidades parceiras da Fasc - Associação Comunitária Participativa (Acompar) e Obra Social Imaculado Coração de Maria (Osicom) – também prestam auxílio.

 

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça