Prefeito participa de encontro de comemoração dos 34 anos da Secretaria de Cultura

03/02/2022 22:16
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Encontro ocorreu na Casa Torelly nesta quinta-feira

O prefeito Sebastião Melo reuniu-se com o secretário municipal de Cultura, Gunter Axt, nesta quinta-feira, 3, na Casa Torelly. O encontro marcou o aniversário de 34 anos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Além do titular atual da pasta, estiveram presentes Margarete Costa Morais, Vitor Ortiz, Sergius Gonzaga, Roque Jacoby e Luciano Alabarse.

“A cultura é a alma da cidade. E o nosso esforço é para fortalecer essa riqueza nas diferentes áreas e expressões plurais que existem em Porto Alegre”, afirmou o prefeito.

Segundo Axt, que está no comando desde o início da gestão, a cultura vive um momento novo e desafiador. “Acho que o importante do encontro, não apenas para registrar os 34 anos de história da Secretaria Municipal de Cultura, foi mostrar a unidade em torno da cultura. Estavam aqui todos os secretários irmanados em trono de uma pauta comum, que é a cultura de Porto Alegre. Ser prestigiado pelo nosso prefeito muito engrandece a cultura e mostra o quanto ela está sendo prestigiada neste momento”, disse.

Auxílio - Com as restrições que a pandemia impôs, a SMC busca alternativas para seguir desenvolvendo políticas públicas culturais, sem abrir mão da diversidade e do acesso democrático da população a todas as artes e de incentivar a economia da indústria cultural da cidade.

No primeiro ano de gestão, as ações como a doação de cestas básicas e o Auxílio Emergencial Giba Giba para profissionais da cultura e eventos foram prioritárias. A retomada da vida cultural ainda acontece com cuidados, mas conta com novos espaços: Casa Plauto Cruz e Casa D., a revitalização do Museu Joaquim Felizardo, do Centro Municipal de Cultura e do Araújo Vianna e a reabertura e qualificação dos já existentes.

Editais – Já foram lançados oito editais que impactam positivamente na vida cultural dos porto-alegrenses: Espaço Urbano Espaço Arte (Trincheira da Anita); Fumproarte Hip Hop (Mario Pezão); Prêmio Lya Bastian Meyer; Fumproarte Carnaval; Giba Giba de Auxílio Emergencial; Conservatório de Música e Edital Companhia de Dança (os dois últimos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação).

Fumproarte - Para 2022, no aniversário de 250 anos de Porto Alegre, estão previstos investimentos e entregas significativas, como a Praça da Matriz, Sítio do Laçador e Usina do Gasômetro. Além dos aportes financeiros para retomar definitivamente editais como o Fumproarte, o primeiro fundo municipal de apoio à produção artística do Brasil e referência nacional. Também está prevista a implementação de uma Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Elias Vargas, estagiário com supervisão de Mariana Bertolucci

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes