Porto Alegre inaugura mural com imagem do ambientalista Lutzenberger

Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Painel é uma criação em grafite do artista Kelvin Koubik

A¬†inaugura√ß√£o do Mural Lutz, estampado na parede lateral do pr√©dio do Ip√™ Sa√ļde e Ip√™ Prev (avenida Borges de Medeiros, 1945), foi inaugurado¬†na manh√£ desta sexta-feira, 25. A iniciativa faz parte¬†das atividades da Virada Sustent√°vel 2022. O mural colorido lembrando a natureza, em tons verde, azul e terrosos, com 50 metros de altura, mostra o ambientalista ga√ļcho Jos√© Lutzenberger em primeiro plano interagindo com um cardeal, p√°ssaro tradicional do Sul.

O painel √© uma cria√ß√£o em grafite¬†do artista Kelvin Koubik, muralista natural de Porto Alegre, que iniciou sua trajet√≥ria aos 13 anos na Arte Urbana. O Mural Lutz homenageia Lutzenberger, que se tornou um √≠cone na luta pela preserva√ß√£o ambiental, e lembra os 20 anos da sua morte, ocorrida em 2002. Ele lutou pela preserva√ß√£o da Amaz√īnia e foi incentivador da cria√ß√£o dos parques Delta do Jacu√≠ e de Itapu√£.

Homenagem - Representando a prefeitura, corealizadora da Virada Sustent√°vel, o secret√°rio municipal da Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, destacou a import√Ęncia da obra para a cidade e do grande s√≠mbolo que se tornou o ambientalista no mundo. ‚ÄúEsse mural √© um consenso de embelezamento para a nossa cidade. √Č um legado fenomenal para Porto Alegre. Atrav√©s dele, a Capital manda um¬†recado: que sabe valorizar os seus talentos, porque mostra respeito pela mem√≥ria e trajet√≥ria dos seus cidad√£os de destaque. E √© tamb√©m um sinal para o mundo, j√° que as ideias comunit√°rias do ambientalista sa√≠ram daqui e ganharam enorme repercuss√£o‚ÄĚ, conclui.

Emocionada, Lara Lutzenberger, uma das filhas do ambientalista, agradeceu a homenagem. ‚ÄúKelvin conseguiu captar de forma gigante um grande homem cuja mensagem s√≥ cresceu nos √ļltimos anos‚ÄĚ, acrescentou. O muralista Kelvin Koubik falou da gratid√£o por¬†realizar o trabalho, o qual espera que possa suscitar interesse, respeito e amor √† natureza nas novas gera√ß√Ķes. O projeto √© financiado com recursos do Pr√≥-Cultura e tem o apoio institucional da prefeitura, da Sedac RS e da Funda√ß√£o Gaia. Os patrocinadores s√£o CEEE Equatorial, Sulg√°s e Tintas Renner.

A gente vive. A gente cuida √© um movimento que convida a popula√ß√£o a manter a cidade limpa e cuidar dos espa√ßos p√ļblicos. Avan√ßos importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda h√° muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunica√ß√£o Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem dura√ß√£o de 30 meses. Assista ao v√≠deo da campanha.

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça