Porto Alegre inaugura mural com imagem do ambientalista Lutzenberger

25/11/2022 14:29
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Painel é uma criação em grafite do artista Kelvin Koubik

A inauguração do Mural Lutz, estampado na parede lateral do prédio do Ipê Saúde e Ipê Prev (avenida Borges de Medeiros, 1945), foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 25. A iniciativa faz parte das atividades da Virada Sustentável 2022. O mural colorido lembrando a natureza, em tons verde, azul e terrosos, com 50 metros de altura, mostra o ambientalista gaúcho José Lutzenberger em primeiro plano interagindo com um cardeal, pássaro tradicional do Sul.

O painel é uma criação em grafite do artista Kelvin Koubik, muralista natural de Porto Alegre, que iniciou sua trajetória aos 13 anos na Arte Urbana. O Mural Lutz homenageia Lutzenberger, que se tornou um ícone na luta pela preservação ambiental, e lembra os 20 anos da sua morte, ocorrida em 2002. Ele lutou pela preservação da Amazônia e foi incentivador da criação dos parques Delta do Jacuí e de Itapuã.

Homenagem - Representando a prefeitura, corealizadora da Virada Sustentável, o secretário municipal da Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, destacou a importância da obra para a cidade e do grande símbolo que se tornou o ambientalista no mundo. “Esse mural é um consenso de embelezamento para a nossa cidade. É um legado fenomenal para Porto Alegre. Através dele, a Capital manda um recado: que sabe valorizar os seus talentos, porque mostra respeito pela memória e trajetória dos seus cidadãos de destaque. E é também um sinal para o mundo, já que as ideias comunitárias do ambientalista saíram daqui e ganharam enorme repercussão”, conclui.

Emocionada, Lara Lutzenberger, uma das filhas do ambientalista, agradeceu a homenagem. “Kelvin conseguiu captar de forma gigante um grande homem cuja mensagem só cresceu nos últimos anos”, acrescentou. O muralista Kelvin Koubik falou da gratidão por realizar o trabalho, o qual espera que possa suscitar interesse, respeito e amor à natureza nas novas gerações. O projeto é financiado com recursos do Pró-Cultura e tem o apoio institucional da prefeitura, da Sedac RS e da Fundação Gaia. Os patrocinadores são CEEE Equatorial, Sulgás e Tintas Renner.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes