Porto Alegre comemora 252 anos com programação diversificada

08/03/2024 08:43
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Entrega da Medalha Cidade Porto Alegre acontecerá em cerimônia no dia 26, no Theatro São Pedro

Espetáculos teatrais, shows musicais nos bairros, oficinas de dança, lançamento de documentário, exposições de arte, trilhas ecológicas e corridas esportivas estão entre as ações programadas pela prefeitura para o Mês de Aniversário de Porto Alegre, que celebra 252 anos no dia 26 de março.

Uma das atrações mais aguardadas será o tradicional Baile da Cidade, no sábado, 23, a partir das 17h, com shows variados e gratuitos que prometem animar o público na Redenção. Acesse aqui a programação completa.

Aniversário de Porto Alegre - 252 anos

Termo Conte Comigo - Na sexta-feira, 8, às 10h, será assinado o termo de cooperação Conte Comigo, no Paço Municipal. A iniciativa cria a rede interinstitucional de atendimento, proteção e garantia de direitos à mulher vítima de violência doméstica e de gênero de Porto Alegre.

Adoção de animais - No sábado, 9, a Unidade de Saúde Animal Victória (USAv), na Lomba do Pinheiro, realiza uma edição especial da Feira de Adoção de Animais, a partir das 13h.

FestPOA Rural – O evento acontece de 9 a 17 de março, com atividades gratuitas nas propriedades dos Caminhos Rurais, na Região Extremo Sul, além da programação que acontece no Centro de Eventos Ervino Besson, na avenida João Salomoni, 1340 - Vila Noal. O objetivo é unir o campo e a cidade. Saiba mais.

Cavalgada pela Zona Rural – No domingo, 10, a partir das 9h, uma cavalgada pela Zona Rural de Porto Alegre, com saída da Cabanha Figueira – bairro Boa Vista do Sul.

Carnaval na Orla – O domingo, 10, marca o encerramento do circuito de blocos do Carnaval de Rua, com diversas atrações animando os foliões na Orla – Circuito da Diversidade.

Dança Comunidade – A partir das 17h de segunda-feira, 11, o projeto Dança Comunidade oferece aulas de danças circulares gratuitamente, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues.

Filme POA 250 anos - Documentário sobre as comemorações do aniversário da Capital será exibido em sessão na terça-feira, 12, às 19h30, na Cinemateca Capitólio, centro cultura que comemora nove anos de atividades em 2024.

Porto Alegre em Cena - A segunda etapa do 30º Porto Alegre em Cena ocupa os palcos da cidade entre 13 e 24 de março, com 30 espetáculos e 41 apresentações com artistas nacionais e da África do Sul, Cabo Verde e Bolívia. Saiba mais aqui.

Celebração nos bairros - Estão previstas atrações gratuitas em diversos bairros de Porto Alegre durante o mês de março, promovendo a descentralização da cultura.
24 de março - 15h30 - Praça das Nações Unidas, bairro Petrópolis
31 de março - 15h30 – R. D, 64 - Vila Joao Pessoa - Campo da Tuca

Feira do Peixe - O tradicional evento que antecede a Páscoa terá lançamento no domingo, 17, às 9h, na Colônia de Pescadores Z-5. A Feira do Peixe será realizada de 25 a 29 de março, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico.

Teatro Túlio Piva - Na terça-feira, 19, às 19h, a prefeitura entrega o Teatro de Câmara Túlio Piva revitalizado, por meio de parceria com a Opinião Produtora. Foram investidos R$ 7,5 milhões no espaço cultural do bairro Cidade Baixa, com palco e camarins ampliados, um novo foyer, sistema de climatização e modernos equipamentos de som, entre outras melhorias. Saiba mais.

South Summit Brazil - Porto Alegre sedia, de 20 a 22 de março, o South Summit Brazil 2024. Um dos maiores eventos do Brasil e da América Latina voltados para o ecossistema de inovação e negócios deve reunir milhares de pessoas no Cais Mauá, transformando a cidade na capital da inovação mais uma vez.

Trilhas ecológicas – Na quinta-feira, 21, às 9h30, acontece a primeira trilha no Parque Moinhos de Vento, com percurso de duas horas sobre história, fauna e flora do local. Já na sexta-feira, 22, outra trilha, com duração de três horas, acontecerá no Parque Morro do Osso, na Zona Sul, com início às 9h30.

Corrida de aniversário - A 20ª edição da tradicional Corrida de Aniversário de Porto Alegre ocorre no domingo, 24, a partir das 8h, com largada na Praça Montevideo, junto ao Paço Municipal.

Prêmio Joaquim José Felizardo - A partir das 20h de segunda-feira, 25, o Teatro de Câmara Túlio Piva sedia a entrega do prêmio, que homenageia personalidades, projetos e entidades que se destacam na área da cultura em Porto Alegre.

Medalha da Cidade - No dia do aniversário, 26, a partir das 18h, será entregue a Medalha de Porto Alegre para pessoas que, do ponto de vista social, humano, político e econômico, colaboraram com o crescimento sustentável e a modernização da Capital. A cerimônia, no Theatro São Pedro, terá apresentações da Cia. Municipal de Dança e da Orquestra Jovem.

Banda Municipal - No domingo, 31, a Banda Municipal se apresenta na Concha Acústica do Theatro São Pedro, às 16h, junto à feira de economia criativa que irá ocorrer no local. 

Festival de Música de Porto Alegre - Serão mais três etapas classificatórias até a grande final, 31 de março, na Praça da Alfândega, sempre com atrações gratuitas.

Eliminatórias
9 de março - 20h - Anfiteatro do Sest/Senat - avenida José Aloísio Filho, 695
16 de março - 20h - Teatro da Amrigs - avenida Ipiranga, 5.311
23 de março - 20h - Teatro de Câmara Tulio Piva - rua da República, 575

Final
31 de março - 17h - Praça da Alfândega

Outras atividades - O Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal, sedia a exposição Liberdade, Substantivo Feminino, em homenagem às mulheres; na Praça da Matriz, uma feira de economia criativa vai reunir um coletivo de expositores do setor, e na Cinemateca Capitólio será apresentada uma mostra de filmes do Porto Alegre em Cena.

No Museu Joaquim José Felizardo, cujo projeto de restauro e revitalização terá lançamento este mês, uma exposição de fotos do italiano Virgílio Calegari - já em exibição - mostra como eram os habitantes da Porto Alegre dos séculos XIX e XX. Estão previstas ainda caminhadas de educação ambiental no Parque da Redenção e visitas guiadas no Arquivo Histórico Municipal.

 

Ivani Schütz

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes