Pinacoteca Aldo Locatelli abre novas exposições

14/05/2022 08:36

A Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura inaugura neste sábado, 14, duas novas exposições na Pinacoteca Aldo Locatelli. A programação dá prosseguimento à série de comemorações alusivas aos 250 anos de Porto Alegre.
A mostra Francis Pelichek – Um boêmio moderno em Porto Alegre assinala o centenário da chegada em Porto Alegre do artista tcheco que teve destacada atuação e influência como professor no Instituto de Belas Artes, além de uma produção como ilustrador na imprensa local.

Serão cerca de 60 trabalhos, entre desenhos, aquarelas, fotografias, pinturas e estudos, pertencentes a acervos públicos e privados dentre as quais: Fundacred, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Pinacoteca Aldo Locatelli e Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da Ufrgs. A mostra dará ênfase, igualmente, a desenhos provenientes dos diários do artista, escritos em tcheco e preservados no Arquivo Histórico do Instituto de Artes da Ufrgs. 

Francis Pelichek – Um boêmio moderno em Porto Alegre tem curadoria da ilustradora e pesquisadora Ana Luiza Koehler, que vem desenvolvendo investigação no âmbito de seu doutorado sobre a obra e a trajetória do artista, e da crítica e historiadora da arte Paula Ramos, professora do Instituto de Artes da Ufrgs, que se dedica a estudos sobre modernismo no Brasil, com ênfase no Rio Grande do Sul.

Francis Pelichek – Um boêmio moderno em Porto Alegre
Curadoria: Ana Luiza Koehler e Paula Ramos
Abertura da exposição: Sábado, 14, das 11h às 14h
Visitação: de 16 de maio a 15 de julho de 2022
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h

Portoalegrismo: a soma de todos os bairrismos - A curadoria é de Maria Rita Webster que reuniu 12 peças elaboradas por tapeceiras que trazem um olhar singular sobre a Capital, focado na ideia de pertencimento. Noção realçada pela técnica utilizada, a tapeçaria de recorte, cuja manualidade evoca o legado açoriano de Porto Alegre. A artista convidada é Francisca Duarte Dallabona e com a participação de:
Ana Perrone
Christy E. Schmitt
Dinorá Bohrer Silva 
Dejanira Eli Carneiro de Almeida (homenagem)
Eliane Sthalberg
Leinir Romero
Liliana Moeller
Maria Luiza Pizzato
Maria Rita Webster
Marilia Perrone Lindemann
Nina Rosa Klein
Rachel Tamar Gurski

Abertura da exposição: Sábado, 14, das 11h às 14h
Visitação: de 16 de maio a 8 de julho 
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h

Outras Informações:
acervo@portoalegre.rs.gov.br 
(51) 3289 3735
Pinacoteca Aldo Locatelli – Paço dos Açorianos
Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico – Porto Alegre

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes