Piano e duo de violino e violoncelo em recital no Paço Municipal

21/06/2022 08:49

A série de concertos Música no Paço (Praça Montevideo, 10 - Centro Histórico) continua nesta terça-feira, 21, às 18h. Este é o terceiro recital da série que integra as comemorações dos 250 anos de Porto Alegre. A Prefeitura de Porto Alegre, com o apoio e curadoria da Casa da Música, vão promover, em 2022, uma nova série de recitais no Paço Municipal. Sempre na terceira terça-feira de cada mês, haverá um recital com músicos da cidade ou de outras localidades, de diversos gêneros musicais. 

Nesta terceira apresentação, participam a pianista Maria Clara Welker e o Duo Alves Marquetti, formado por Geovane Marquetti (violino) e Murilo Alves (violoncelo). O evento tem entrada gratuita. 

Programa do recital 

- Pianista Maria Clara Welker
Sergei Rachmaninoff (1873-1943) - Polichinelo, op. 3 nº 4

Ernesto Nazareth (1863-1934)
Apanhei-te, Cavaquinho
Floraux

Heitor Villa-Lobos (1887-1958)
Duas Cirandas
Terezinha de Jesus
Passa, passa, gavião

Ethan Uslan
Bluin’ the Danube

- Duo Alves Marquetti 

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Duo nº1 em dó maior, WoO27
I. Allegro comodo 

Reinhold Glière (1875-1956)
8 Peças, Op. 39 para violino e violoncelo
III. Berceuse

Ernani Aguiar (1950-)
Duos de Prados
I. Moderado e fluente
III. Cantilena
IV. Ronda

Música no Paço Municipal
Terça-feira, 21, às 18h
Com Maria Clara Welker (piano) e
Duo Alves Marquetti (Geovane Marquetti, violino; Murilo Alves, violoncelo)
Entrada gratuita
Realização: Prefeitura de Porto Alegre
Apoio e curadoria: Casa da Música Poa
 
Sobre Mariaclara Welker (piano)
Apresentou seu primeiro recital público com apenas oito anos de idade, na Casa da Música. Sob a orientação da pianista Olinda Allessandrini, tem sido convidada como recitalista, e já atuou várias vezes, em Porto Alegre, na Casa da Música, na Estação Musical, no Salão Mourisco e no Multipalco do Theatro São Pedro, além de apresentar recitais em Pelotas, Erechim e Montenegro.

Em 2020, recebeu o prêmio "Revelação" no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, concorrendo com 122 candidatos de todo o país.
Foi a mais jovem musicista aprovada no Concurso “Jovens Solistas†da Orquestra de Câmara da Fundarte, e por várias ocasiões foi solista com esta mesma orquestra. Esse concurso lhe rendeu convites para tocar com outras orquestras, como a Orquestra Filarmônica da PUCRS, a Orquestra Villa-Lobos e a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Atuou com os regentes Antônio Carlos Borges Cunha, Manfredo Schmiedt, Márcio Buzatto, Fernando Cordella, Cecília Silveira e Matheus Kleber.

Foi selecionada para as audições de alunos do Festival de Piano de Ivoti, no V e VI Gramado in Concert, em Gramado. Participou como executante em masterclasses de Alexandre Dossin, Ney Fialkow, Guigla Katsarava, Melanie Chen e Raphael Lustchevsky. Sua formação pianística contou com as professoras Fernanda Anders, Viviane Matschulat, Catarina Domenici e Olinda Allessandrini.

Sobre Geovane Marquetti (violino)
Natural de Volta Redonda (RJ), nascido em 1988, iniciou seus estudos de violino aos seis anos com a professora Maria JoseÌ Evangelista (RJ). Foi orientado pelo professor Carlos Moreno (SP), no “Projeto Volta Redonda Cidade da Músicaâ€. Mais tarde, foi aluno de Ricardo Amado (RJ), Paulo BosiÌsio (RJ) e Ana de Oliveira (RJ). Em 2010, formou-se Bacharel em Violino pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), na classe do professor RudaÌ Alves (SP).

Atuou como spalla na Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Orquestra de Cordas da Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo), Orquestra Musicâmara de Volta Redonda, de 2008 à 2015 com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), à frente do Ballet Kirov em 2011 e 2014, com o Ballet Alla Scala de Milão em 2012, com o Ballet Bolshoi em 2015 com a OSBM, nas temporadas 2019 e 2020 com a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul (OSUCS) e 2020/2021 com a Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG).

Foi professor em diversos projetos sociais: Volta Redonda Cidade da Música, Música nas Escolas de Barra Mansa, Casa da Cultura de Paraty, entre outros. Foi professor e regente no festival internacional Sesc de música em 2020, com os alunos de orquestra em formação. Atua como violinista na Sphaera Mundi Orquestra e na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

Sobre Murilo Alves (violoncelo)
Natural do Rio de Janeiro, é bacharel em violoncelo e mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Iniciou seus estudos com o prof. Ronildo Alves, prosseguindo sua formação com o prof. Hugo Pilger. Foi bolsista Daad-Capes na Hochschule für Musik Karlsruhe na Alemanha, sob a orientação do prof. Martin Ostertag. Foi bolsista do Ministério da Cultura na 50º Academia de Música Tibor Varga em Sion, na Suíça. Integrou a Orquestra Filarmônica de Goiás e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi vencedor do concurso de solistas da Orquestra Sinfônica da Unirio e recebeu a premiação de Melhor Interpretação de Música Contemporânea do séc. XX e XXI no 1° Concurso Eduardo Tagliatti, em 2011. Atuou como professor de violoncelo nos projetos “Aprendiz†e “Bem-me-quer Paquetáâ€, no Rio de Janeiro, bem como no 10° Festival Internacional de Música de Pelotas. É violoncelista da Ospa desde 2017.

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil