Passado e futuro  do Theatro São Pedro foi o tema da Imperadores

05/03/2023 02:05
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Imperadores é a atual campeã do Carnaval de Porto Alegre

carnavalA atual campeã da Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre iniciou seu desfile, às 2h10,  já na madrugada de domingo. Logo teve a companhia da maior coadjuvante deste carnaval: a chuva. Fortes pancadas se integraram as homenagens ao Theatro São Pedro, tema da escola.

 Além da localização o Theatro abriga diversos fantasmas. O primeiro a receber os visitantes é o Maestro Joaquim José Mendanha, que conta sobre a construção do prédio. Depois, pelas galerias e corredores, outros tantos fantasmas cumprimentam os visitantes. Alguns mais amistosos que outros. Como uma das figuras mais importantes, Dona Eva Sopher se tornou um símbolo de cuidado e de carinho não apenas com o Theatro, mas com todos os artistas que por aqui passaram. E, para o futuro, o Theatro ganhará um complexo Multipalco, para que muitas outras estrelas brilhem.

Fundada em 19 de janeiro de 1959, a vermelho e branco este anos passou pela avenida com 14 alas e três alegorias. A primeira apresenta a arquitetura neoclássica, com as imponentes colunas sendo erguidas pela negritude que construiu o teatro.

A reconstrução e o renascimento do Theatro São Pedro está no segundo carro. Ratos e cupins se espalham por toda a parte enquanto a obra movimenta o centro da alegoria. A terceira alegoria representa marionetes e o Multipalco representado por um túnel multicolorido, mostrando que a arte e a cultura vão além, sobre o tempo.

Ficha Técnica
Cores: vermelho e branco
Símbolo: dois leões africanos guardando a coroa imperial
Presidente: Luana Costa
Diretor de bateria: Jair Junior e James Wagner
Enredo: Theatro São Pedro - Sublime sobre o Tempo
Compositores: Mamau de Castro, Vini Vila, Marcelo Trindade, Diego Masys, Sandro Buddy, Rodrigo Ferreira, Akauã Pedroso e Antônio Santiago
Intérprete: Sandro Ferraz

 

Cleber Saydelles

Lissandra Mendonça