Paço dos Açorianos recebe obras da Bienal do Mercosul

19/09/2022 10:36

O Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico) recebeu obras de dois artistas participantes da 13ª Bienal do Mercosul: Pedro Matsuo e Túlio Pinto. As obras estão em exposição até 20 de novembro. A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é franca.

A poética de Túlio Pinto (Brasília, 1974) é marcada pelo uso de materiais industriais como aço, concreto, vidro, borracha e tijolos, com os quais o artista constrói obras que transitam entre a escultura e a instalação, explorando os conceitos de instabilidade e transformação, equilíbrio e tensão.

O projeto Batimento, uma instalação em escala urbana, mistura características escultóricas, gráficas e pictóricas. O trabalho é construído a partir de um material industrial e ordinário chamado tela fachadeira, usado para isolar fachadas de prédios em obras ou em processo de restauro, com o qual o artista confecciona grandes vetores de cor laranja.

A tela demarca um percurso suspenso no coração de Porto Alegre, utilizando as estruturas das edificações como pontos de ancoragem e lançamento. O ritmo e o movimento do desenho criado pela tela oscilam entre diferentes alturas e comprimentos nos seus vários trechos, escoando como um afluente pelo corredor da avenida Borges de Medeiros até chegar ao Paço dos Açorianos – um recorte do que poderia ser a representação gráfica da frequência cardíaca da cidade.

Já a obra de Pedro Matsuo é composta por refletores e telas pintadas com tintura fotoluminescente. Quando o ambiente está iluminado, é possível enxergar o espaço da instalação com clareza. Entretanto, no escuro o brilho emanado das telas é que vai reorganizar o espaço. A obra joga com dois cenários: de clareza e escuridão.

Quando as luzes são apagadas, o visitante depara-se com um cenário etéreo, ébrio, provocado pelas linhas da fotoluminescência. Essa relação contrastante entre clareza e escuridão é replicada também no alfabeto criado pelo artista, que representa a junção da geometria com as formas orgânicas e da natureza com a cidade.

Pedro Matsuo, nascido em Porto Alegre, em 1996, é um artista multimídia. Atua em áreas que vão desde pintura à moda, passando pelo design, fotografia, projeções, tatuagem, tecnologia, entre outras plataformas que utiliza como meios de expressão.

Bienal no Paço dos Açorianos
Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico – Porto Alegre
V
isitação até 20 de novembro
de segunda a sexta, 
das 9h às 12h e das 13h30 às 17h

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes