Ônibus Palco vai levar arte e cultura às periferias

18/11/2022 16:57
Pedro Piegas / PMPA
Cultura e Economia Criativa
Veículo, que estava sucateado, recebeu reforma geral para retomar atividades culturais nos bairros

A Prefeitura de Porto Alegre entregou na tarde desta sexta-feira, 18, no pátio da Carris, o Ônibus Palco. O veículo estava sucateado há anos e ganhou uma reforma geral, que incluiu pintura, motor novo e conserto na lataria para começar a circular pelos bairros levando arte. O retoque final na parte externa será feita por grafiteiros. Na agenda, estarão shows musicais, apresentações de dança, peças de teatro, projeção de filmes, entre outras atividades.

A entrega foi possível graças a um convênio assinado por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) com a Carris. O titular da Cultura lembrou que o Ônibus Palco é uma tradição que merecia ser recuperada. “Herdamos do antigo governo um veículo parado que é um instrumento absolutamente fundamental para a política de descentralização da cultura. Vai representar muito para as comunidades da periferia", destacou Gunter Axt.

O diretor-presidente da Carris, Maurício Cunha, disse que a empresa está honrada em poder contribuir com a cultura porto-alegrense. “Fizemos o conserto, deixando o ônibus em perfeitas condições de uso, e seguiremos juntos para prestar a assistência necessária para garantir mais arte e cultura aos moradores”, frisou.

A SMCEC entrou com os R$ 12 mil necessários para a reforma e a Carris se encarregou da manutenção, combustível e o motorista para dirigir o veículo. Na programação do Ônibus Palco, já estão o Natal dos Encantos, do Morro da Cruz, e atividades culturais durante o período de jogos da Copa do Mundo, no Catar.

 

Ivani Schutz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes