Nova mostra em cartaz na Pinacoteca Ruben Berta

20/10/2022 08:52
Divulgação / SMCEC / PMPA
CULTURA
Exposição Animalis Imaginibvs - Fabulações e Conexões, de  Mauro Espíndola, funciona até 27 de janeiro

A Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico) inaugura nesta quinta-feira, 20, a exposição Animalis Imaginibvs - Fabulações e Conexões, de  Mauro Espíndola. A abertura será às 18h e a visitação vai até 27 de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.

A nova exposição da Pinacoteca Ruben Berta resulta de um encontro de vozes entoadas em três dimensões: imagéticas, sonoras e textuais. O sopro polifônico parte da confluência entre o artista visual Mauro Espíndola e seu heterônimo, o pseudocientista Emanoel Leichter, de onde deriva o projeto Animalis Imaginibvs, uma pesquisa permeada pela coleta e observação de animais encontrados sem vida no Moinho da Capivara, localidade rural a cerca de 65 quilômetros ao Norte de Porto Alegre. No campo simulado das ciências naturais, são concebidos desenhos, gravuras experimentais, livros, objetos e vídeo, impulsionados por fabulações e reflexões sobre a transitoriedade, instaladas no primeiro piso da Pinacoteca Ruben Berta.

Em uma coexistência no Moinho da Capivara, o artista convidado Marcelo Armani desenvolveu a peça Habitat, experimentações em sintonia com a paisagem sonora do lugar, uma escuta transitando entre notas e ressonâncias transferidas para uma intervenção no porão da Pinacoteca. Estes traços polifônicos são tratados pelo poeta, artista e crítico de arte Adolfo Montejo Navas em uma curadoria transbordante, instaurando um coro de múltiplas essências que extravasam o campo da crítica e incorporam intertextualidades sensíveis em escritas sustenidas ao redor de fecundas dicções.

A abertura da exposição Animalis Imaginibvs e a instalação Habitat terão a participação especial do grupo musical Atmosphæra, formado por Antônio Borges-Cunha, Moisés Bonella Cunha e Vagner Cunha. 

Exposição
Animalis Imaginibvs - Fabulações e Conexões
Emanoel Leichter | Mauro Espíndola
Habitat - instalação sonora hexafônica: Marcelo Armani
curadoria e textos: Adolfo Montejo Navas

Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico - Porto Alegre
abertura: 20 out, quinta-feira, às 18h
visitação: até 27 janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h

O projeto Animalis Imaginibvs - Fabulações e Conexões conta com financiamento do Pró-cultura RS, Fundo de Apoio à Cultura-FAC, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes