Nossa Senhora dos Navegantes recebe homenagem dos fiéis

02/02/2022 14:11

Data festiva há 147 anos na capital gaúcha, o feriado de Nossa Senhora dos Navegantes foi celebrado nesta quarta-feira, 2, de forma inédita no Santuário Navegantes. Uma missa em formato híbrido recebeu mais de 100 fiéis e foi transmitida pelo Facebook da instituição.  Sem se realizar desde antes da pandemia, em 2020, pela primeira vez a festa aconteceu em formato híbrido e incluiu o deslocamento inédito da santa até os moradores da Ilha da Pintada, no último dia 23.

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Uma missa em formato híbrido recebeu mais de 100 fiéis e foi transmitida pelo Facebook da instituição

O prefeito Sebastião Melo, acompanhado da primeira-dama Valéria Leopoldino, do vice-prefeito Ricardo Gomes e sua esposa Paola Donida, prestigiou a missa celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Splenger. O secretário Municipal da Cultura, Gunter Axt, e o adjunto da pasta Clóvis André também estavam presentes, além do titular da Secretaria Extraordinária para os 250 anos, Rogério Beidacki. A celebração reuniu também vereadores da cidade, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, e o atual governante do Estado, Eduardo Leite.

Para Sebastião Melo, a Festa de Navegantes se confunde com a história de Porto Alegre.

"Pelo segundo ano consecutivo, não foi possível realizá-la no seu formato original, mas manifestei aqui ao Dom Jaime a nossa vontade de termos, em agosto, uma procissão especial alusiva aos 250 anos" - Prefeito Sebastião Melo.

Ricardo Gomes pediu tempos melhores à Nossa Senhora. “Estamos celebrando esse dia e pedindo tempos de paz e saúde, além de um ano abençoado para todos nós.”  

A programação da novena, celebrações e homenagens teve apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e foi promovida pelo Santuário Navegantes e a Produtora Cultura em Cena, com apoio da emenda parlamentar do vereador Aldacir Oliboni.

O adjunto da pasta da Cultura no município, Clóvis André, enfatizou que apostar no contexto estabelecido pelas restrições da pandemia não tirou o brilho da festa: “Encontramos uma maneira também bonita e simbólica de agradecer e homenagear Nossa Senhora dos Navegantes.”

Por volta das 10h30, os fiéis puderam chegar perto da santa na Tenda das Visitações. Priorizando a segurança da população e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, as atividades e homenagens, que tiveram início em 23 de janeiro, encerram-se nesta quarta. Ainda é possível acompanhar pelo Facebook Santuário Navegantes e de forma presencial na igreja da Zona Norte. Todas as celebrações ocorrem no Santuário Navegantes e são limitadas a 150 pessoas, respeitando os protocolos relativos à pandemia, como álcool gel, medição de temperatura, espaçamento nos bancos.

Ainda é possível acompanhar: das 14h às 15h, a missa com padre Luiz Ricardo Xavier; das 16h às 17h, com o padre Jaime José Caspary; e das 18h às 19h, com o padre Romeo Maldaner. Das 19h30 às 20h, acontecerá a Solene Entronização de Nossa Sra. dos Navegantes no seu Santuário, passando num carpete azul de 30 metros com iluminação cênica, conduzida pelos Guardiões da Nossa Sra. dos Navegantes.

 

Mariana Bertolucci

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes