Nega Lu foi o tema da Realeza no encerramento do Carnaval 2023

05/03/2023 05:20
Pedro Piegas / PMPA
Cultura e Economia Criativa
Escola levou 15 alas e três alegorias

carnavalA última escola a desfilar no Complexo Cultural do Porto Seco foi A Realeza, iniciando a sua apresentação às 5h40 de domingo, 5, com a barra do dia surgindo no horizonte para saudar os carnavalescos. Com o tema "A Divina Realeza do Basfond é Uma Dama de Barba Malfeita", a escola trouxe uma homenagem a Luiz Airton Farias Bastos, a icônica Nega Lu.

Ao evocar a figura emblemática de Nega Lu, a escola evoca também palavras como empoderamento, orgulho e representatividade. O desfile da Realeza lança luz ao significado dessas palavras, fortalecendo a luta contra a homofobia, o protesto contra a intolerância religiosa e a busca pelo respeito e valorização para a classe artística.

O primeiro setor do desfile, O despertar da Divina Realeza, retrata o despertar da Entidade Nega Lu. Já o segundo setor, mostra a forte ligação da  personagem central com o Carnaval, o surgimento de Nega Lu, quando assume-se gay em uma época em que a repressão imperava e sua paixão pela cultura francesa.

A bateria, coração da escola, é o setor que retrata a constituição religiosa de Nega Lu, que era Babalorixá. O terceiro setor traz o artista em sua plenitude, as aptidões artísticas de Nega Lu, que apresentou expressivas performances como cantor, bailarino e cozinheiro.

O quarto setor, “Desmunhecando, mas pisando forte” apresenta as manifestações socioculturais as quais Nega Lu participou e contribuiu com seu espírito transgressor, tornando-se uma grande referência para as gerações que a sucederam. Passaram 15 alas e três alegorias. No final a Realeza arrastou o público na avenida até a dispersão.

Ficha técnica
Cores: lilás, branco e rosa
Símbolo: coroa real
Presidentes: Mauro Correa Santos (Maurão) e Mauricio Correa Santos
Presidente de honra: Cândido Norberto
Diretor de bateria: Luís Paulo Freitas da Silveira (Mestre Lipo)
Enredo: "A Divina Realeza do Basfond é Uma Dama de Barba Malfeita"
Compositores: Marcelo Adnet, André Carvalho, Baby do Cavaco, Fabiano Paiva, Fofão, Gabriel Machado e Gustavo Albuquerque
Intérprete: Alex do Cavaco

 

Cleber Saydelles

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes