Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo lança projeto para restauro da sede

08/03/2024 14:04

Nesta quarta-feira, 13, às 18h, a prefeitura lança o projeto de revitalização do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, no pátio do Solar Lopo Gonçalves (rua João Alfredo, 582, bairro Cidade Baixa).

Tamb√©m conhecido como Casa da Magn√≥lia, o casar√£o que abriga o museu foi constru√≠do entre 1845 e 1853, e √© tombado como patrim√īnio de Porto Alegre.¬†A iniciativa prev√™ o levantamento das patologias da edifica√ß√£o, a elabora√ß√£o de projetos arquitet√īnicos e complementares, como restauro da parte el√©trica, de prote√ß√£o patrimonial, de ilumina√ß√£o, climatiza√ß√£o e de acessibilidade.

‚ÄúA restaura√ß√£o √© um sonho antigo, que permitir√° a amplia√ß√£o das √°reas expositivas. O pr√©dio, em si, j√° √© um monumento e, com a reforma, ir√° expor ainda mais as suas riquezas‚ÄĚ, acredita a diretora do Museu, Elizabeth Corbetta.

O projeto tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), planejamento e gestão de Cida Cultural, patrocínio da CMPC, apoio da Associação dos Amigos do Museu de Porto Alegre (Amupoa) e realização do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, da Prefeitura de Porto Alegre e do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Ivani Schutz

Cristiano Vieira