Mostra no porão do Paço destaca obra de Vera Wildner

12/04/2023 09:06

A mostra Sob Forma de Oração reúne o trabalho de Vera Wildner, artista já falecida aos trabalhos de sua filha, Karin W. Paiva, e de seu sobrinho, André Santos. A abertura será nesta quarta-feira, 12, às 18h, no porão do Paço Municipal, na Praça Montevideo, Centro Histórico. A curadoria é de Maria Amélia Bulhões. A visitação vai de 13 de abril a 26 de maio de segunda a sextas, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é franca.

A mostra reúne três artistas que, além de fortes e complexos laços familiares e afetivos, trazem em comum uma intenção consciente de lidar com os mistérios da vida humana. “A recorrente utilização de símbolos, mitos e a configuração de ritos são estratégias na realização de desejos, semelhantes àquelas que estiveram implícitas nos inúmeros procedimentos mágicos de culturas milenares”, afirma a curadora Maria Amélia Bulhões.

Vera Wildner dedicou sua vida às artes visuais e ao budismo. Sua profundidade atravessou as vidas de artistas e alunos durante as décadas em que se dedicou ao ofício de professora do Atelier Livre, da Prefeitura de Porto Alegre. Ao longo de sua trajetória, articulou seu trabalho criativo com a prática budista, refinando suas obras na vivência do vazio e na plenitude da luz. Sua última exposição, O fim é o começo, conduzia o visitante por uma deriva sensorial que o capturava e jogava em abismos.

Ela está acompanhada por Karin W. Paiva, que faz sua jornada pessoal e artística seguindo as trilhas das mensagens xamânicas, recuperando signos e ensinamentos dessa tradição. As quatro portas, o vento, os animais e as cores intensas nos trazem a chave de leitura de suas Cartas, mensagens que a artista entrega usando seu corpo como veículo das energias da natureza, que explodem como visões ao mesmo tempo viscerais e espirituais.

Completa a tríade de artistas André Santos, que, sem recorrer a nenhuma tradição religiosa ou filosófica, estabelece uma espécie de ritual, configurado em desdobramentos do espaço, criando um trajeto para refletir sobre a nossa existência, tendo a morte como pano de fundo. Utilizando fotografias autorais de imagens cemiteriais que ele mesmo realiza, instaura um percurso Entre o céu e a terra que finaliza em dois grandes painéis

Sob Forma de Oração – exposição de Vera Wildner, Karin W. Paiva e André Santos
Curadoria de Maria Amélia Bulhões

Abertura, quarta-feira, 12, às 18h
Visitação de 13 de abril a 26 de maio de 2023
De segunda a sextas, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Porão do Paço Municipal – Praça Montevideo, 10 - Centro Histórico
Entrada franca

 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes